Tuesday, April 21, 2009



VINHOS, SEM MEDOS E NEM MITOS
O mercado de vinhos cresceu muito nos últimos 20 anos. É possível encontrar hoje, nos supermercados, vinhos que antigamente só se vendiam em casas especializadas. Esse aumento da clientela foi impulsionado pelo esforço de enólogos brasileiros em estimular a cultura do vinho pelo Brasil. As vinícolas fizeram sua parte, modernizando e aperfeiçoando o cultivo e elaboração dos vinhos.Mesmo nesse cenário promissor ainda há muita aversão por parte do consumidor nacional quando o assunto é vinho. A ignorância diante do tema, fez surgir uma extensa literatura nacional sobre o assunto, mesmo assim alguns mitos persistem, afastando a curiosidade do consumidor para um vinho mais fino. A seguir vão algumas afirmativas do senso comum que vale à pena desmentir.

"Os vinhos bons geralmente são caros"
Os vinhos atualmente são produzidos em escala industrial, o que os torna menos raros e mais acessíveis. Boas vinícolas têm suas garrafas espalhadas pelo mundo e também são afetadas pela lógica da concorrência. À medida que sua experiência no mundo dos vinhos aumenta, você escolherá o vinho que melhor vai satisfazer o paladar de acordo com seu bolso. Vale a pena ler algum livro que sirva de ABC para você não se perder em meio à tantas garrafas e comprar com certa segurança.

"O vinho não se bebe, se degusta"
O vinho é antes de tudo uma bebida, normal. A história do vinho comprova isso. Se consome não para degustar, mas para apreciar. O bom vinho dá prazer e não pode exigir uma concentração ou ritual tão demorado que não estimule essa característica. Cabe somente ao especialista em degustação reconhecer os ingredientes presentes no vinho. Por isso, a concentração deve se limitar em sentir o vinho no paladar e não fazer um relatório.


"O mundo do vinho é complexo"
Só os afccionados no tema e os profissionais da área falam de vinho numa língua complexa. Em países em que o consumo do vinho já é tradicional, como os da Europa, vinho à mesa não é motivo de espanto e segue apenas alguns rituais comuns no trato certo de qualquer vinho. Por isso, vale mais se atrever a servir e experimentar vinhos do que tentar acumular muito conhecimento. O trato com o vinho pode ser comparado ao de um churrasco, pensa-se em várias coisas antes de organizá-lo e quase todo mundo sabe pensar e agir diante da situação, é uma questão de envolvimento. O mesmo acontece quando se trata de vinhos, à medida que você lida com eles, o seu trato torna-se mais natural. Não é necessário pensar em algo mirabolante cada vez que ele for servido.

"Vinhos só devem ser degustados em lugares frios"
Existem vinhos para cada ocasião, para dias ensolaradas, dias frios, o cair da tarde. Basta observarmos a temperatura de serviço ideal.


"Os vinhos brasileiros não são bons"
Antigamente, os vinhos brasileiros tinham essa mácula, pois as condições de plantio não eram ideais. Porém, com um forte aumento do dinheiro investido, as vinícolas foram superando as dificuldades e passaram a receber consultoria de enólogos de renome internacional. Hoje a vitivinicultura brasileira é conhecida pela sua inovação na superação de desafios. Os vinhos brasileiros atualmente são bastante interessantes. Cerca de 90% da produção de vinhos do Brasil vem do Rio Grande do Sul. De lá se destacam vinhos como: Miolo, Chandon, Salton e Aurora.No Brasil o consumo per capto é cerca de 2,1 litros por ano, na Itália 50, na França 60 e em Portugal 45.
O paladar do brasileiro ainda não amadureceu no mundo do vinho, as casas para pessoas de paladar mais exigente, já estão consolidadas, basta você seguir em frente rumo ao primeiro gole, sem medos e nem mitos.
Fonte - Site Viticultura
Humberto Amorim
Presidente
Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho - Sbav-Amazonas

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