Claus Ogerman nasceu no 29 de abril de 1930 com o nome Klaus Ogermann em Ratibor, Prússia (na época um Estado alemão - hoje Racibórz na Polonia). O nome Claus Ogerman ele se deu mais tarde nos Estados Unidos.Iniciou a sua carreira com o piano.
Ele é certamente um dos maiores arranjadores do século XX e tem estado presente nos principais sucessos do Rock, Pop, Jazz, R&B, Soul, Easy listening, Broadway e música clássica. O número exato de artistas que tiveram arranjos feitos por Ogerman durante sua carreira ainda não foi determinado.
Na decada de 50, Ogerman trabalhou na Alemanha como arranjador e pianista com Kurt Edelhagen, Max Greger e Delle Haensch. Um fato interessante a mencionar desse período é que Claus (então Klaus) também participou algumas vezes como vocalista e gravou diversos discos em 45 rpms sob o pseudônimo de "Tom Collins", fazendo dueto com Hannelore Cremer - e também gravou um vocal solo com o Delle Haensch Jump Combo. Em outubro de 1959 imigrou para os Estados Unidos onde conheceu Quincy Jones, então chefe de A&R da Mercury Records, que o incube de vários arranjos, entre eles em 1963 o hit "It's my party", de Lesley Gore. Rapidamente faz um nome como arranjador trabalhando nos próximos vinte anos com várias estrelas da música pop, desenvolvendo e consolidando o seu estilo próprio, usando elementos da música clássica.
Com a chegada da Bossa Nova, encontra Antônio Carlos Jobim, com o qual desenvolve um longo trabalho. Entre 1959 e 1979, trabalha com vários músicos, como arranjador e produtor, entre eles Stan Getz, Astrud Gilberto, João Gilberto, Bill Evans, Wes Montgomery, Cal Tjader, Oscar Peterson, Stanley Turrentine, George Benson, Frank Sinatra, Barbara Streisand, Sammy Davis, Jr.
Após um pequeno periodo de aposentadoria voluntária, em 2001 ele volta ao mercado comercial, trabalhando para a pianista de jazz canadense Diana Krall em seu álbum "The Look of Love" e regeu a orquestra em seu dvd "Live in Paris".
Foi nomeado dezesseis vezes para o Grammy, ganhando o troféu por seu arranjo para o tema de George Benson "Soulful Strut".
Ogerman tem se dedicado quase que exclusivamente à composição desde a década de 70, seus trabalhos incluem uma peça de ballet para o American Ballet Theatre, Some Times, um trabalho para jazz piano e orquestra, Symbiosis, para Bill Evans, um trabalho para saxofone e orquestra, Cityscape, para Michael Brecker, uma canção Tagore-Lieder baseada nos poemas de Rabindranath Tagore que foi gravada por Judith Blegen e a mezzo-soprano Brigitte Fassbaender, um Concerto para violino e orquestra, Lirico e uma Sarabande-Fantasie para violino e orquestra gravado por Aaron Rosand, 10 Canções para Coral A-Capella baseadas nos Poemas de Georg Heym que foi gravado pelo Coral da Rádio de Colonia uma obra para violino e orquestra Preludio e Chant gravada por Gideon Kremer.
Ogerman fez os arranjos e regeu a orquestra em Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967), a primeira de duas gravações que Frank Sinatra fez com Jobim. Ogerman fez também os arranjos e regeu a orquestra em The Composer of Desafinado, Plays de Jobim (1963), A Certain Mr. Jobim (1965), Wave (1967), Jobim (1972), Urubu (1976) e Terra Brasilis (1980), no qual ele também tocou piano. Nos álbuns Jobim e Urubu, Ogerman foi também o produtor.
Fonte - Wikipédia
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