Wednesday, April 29, 2009


Jean Baptiste Frederic Isidor "Toots" Thielemans (Bruxelas, 29 de Abril de 1922) é um jazzista belga conhecido por tocar guitarra, harmônica de boca e também por ser um impecável assoviador profissional. Aficcionados e críticos de jazz têm-no como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX.


Thielemans começou sua carreira como guitarrista. Em 1949 entrou em uma "jam session" em Paris com Sidney Bechet, Charlie Parker, Miles Davis, Max Roach entre outros. Em 1951 participou de um tour com Bobbejaan Schoepen.
Mudou-se para os EUA em 1952, onde foi membro do Charlie Parker's All-Stars. Tocou e gravou com nomes com Ella Fitzgerald, The George Shearing Quintet, Quincy Jones, Bill Evans, Paul Simon, Billy Joel, Astrud Gilberto, Elis Regina, Sivuca e outros.

Seu maior sucesso é "Bluesette", em cuja gravação original, usou assovio e guitarra em unissono. Bluesette foi um grande sucesso mundial no ano de 1962, tendo sido posteriormente regravada pelo próprio Thielemans e por muitos outros artistas de vários países. Sua harmonica peculiar pode ser ouvida também nas trilhas de diversos filmes como Midnight Cowboy, Bagdad Café e em programas de televisão de várias nações. Como assoviador profissional também gravou trilhas sonoras, principalmente para comerciais de TV, ao longo de sua carreira.

Nos anos 90 Toots embarcou em projectos temáticos sobre world music. Em 1998, lançou o álbum "Chez Toots", que incluía o tema "Les Moulins De Mon Coeur", com a participação do cantor Johnny Mathis.


Esteve de volta ao Brasil este ano, participando em fevereiro do Festival de Jazz de Guaramiranga no Ceará.

Alguns dos seus principais trabalhos:

The Whistler And His Guitar (1964)
Only Trust Your Heart (1988)
Footprints (1991)
The Brazil Project (1991)
The Brazil Project vol 2. (1993)
Compact Jazz (1993)
East Coast, West Coast (1994)
Aquarela do Brasil (1995)
Chez Toots (1998)
The Live Takes, volume 1 (2000)
Hard to Say Goodbye, the very best of Toots Thielemans (2000)
Toots Thielemans & Kenny Werner (2001)
One More For The Road (2006)
Bluesette (harmônica de boca)

Fonte "http://pt.wikipedia.org/wiki/Toots_Thielemans"

1 comment:

Maria Lucia said...

Rapaz, que beleza! Escrevi "assoviador" no Google, procurando algo sobre um antiquíssimo programa de rádio do Rio, que acho que se chamava "O pequeno assoviador", ou algo assim, e dei com seu blog e este vídeo maravilhoso!
So many thanks!
Para mim, num quase-frio outonal em Washington, foi um inesperado raio de sol, morno, entrando pela janela neste início de tarde de domingo; eu aqui em pleno 1945, as tropas soviéticas entrando em Berlim (é o livro que estou traduzindo) e seu blog me chega como antídoto misericordioso.
Abraços, tudo de bom!