Wednesday, April 15, 2009


BESSIE SMITH, A IMPERATRIZ DO BLUES.



Bessie Smith nasceu a 15 de abril de 1894, em Chattanooga, Tennesee. Embora os pais tenham morrido quando ela era uma criança, Clarence, seu irmão mais velho, a convenceu a continuar no canto e na dança.

Conseguiu trabalho no vaudeville e se tornou uma protegida de Ma Rainey; no fundo Bessie sabia que estava no caminho certo para se tornar uma grande nome do blues americano.Bessie se mudou para o norte e passou o início dos anos vinte se apresentando em Atlantic City. Smith se tornou uma figura famosa como resultado de seu primeiro álbum em 1923, gravado pela Columbia, "Downhearted Blues".

A produção musical de Bessie era impressionante, recebendo colaborações de músicos como James P. Johnson, Coleman Hawkins, Louis Armstrong, Don Redman e Fletcher Henderson; Smith ganhava milhares de dólares por semana nos anos vinte, mas devido à popularidade do swing, o blues entrou em declínio para o público nos anos trinta, tendência essa que resultou no fim do 10 anos de contrato e 160 músicas gravadas para a Columbia Records.

Bessie continuou cantando ao vivo e conseguiu gravar mais quatro canções devido a insistência de John Hammond durante seus seis últimos anos, antes de falecer a 26 de setembro de 1937, quando sangrou até a morte depois de uma batida de carro.
Bessie morreu de causa dupla; vitimada pelo acidente e pelo preconceito reinante na época. A equipe médica do hospital mais proximo, para onde foi levada, recusou-se a socorre-la, pois não atendiam pacientes negros.

Bessie Smith foi a primeira cantora de blues a se tornar um grande sucesso devido a sua carreira na indústria fonográfica. Músicas com letras sociais, um estilo vocal bem definido e claro, uma vida pessoal bem aberta com quebra de costumes e sabendo se defender contra atitudes racistas, tudo isso fez de Bessie na época algo equivalente ao que Miles Davis representaria, anos depois.

Discografia
1951
The Bessie Smith Story, Vol. 1
Columbia
1951
The Bessie Smith Story, Vol. 2
Columbia
1951
The Bessie Smith Story, Vol. 3
Columbia
1951
The Bessie Smith Story, Vol. 4
Columbia
1979
Nobody is Blues But Mine
Past Perfect
1989
The Collection
Columbia

Fonte - Clube do Jazz

No comments: