Sunday, April 26, 2009

NOITE DE CHAMPAGNE FRANÇÊS E VINHOS PORTUGUESES.

Fotos - Humberto Amorim.
La pièce de resistance.
Eu, Jorge Rosas e o jornalista Rodrigo Souza.


Elaine,Edmar eu e Alfredo Srour


Casal Jurema e Pedro Missioneiro


Casal Elaine e Edmar Costa.

Casal Edmeia e Euler Ribeiro

Radialista Marcos Santos e esposa.


O casal anfitrião Eleonora e Joaquim Nogueira.

"Seo" Arthur Nogueira em grande estilo.


Palestrante Enólogo Jorge Rosas


Palestrante Enófilo Alfredo Srour
Os conhecedores Arthur e Joaquim Nogueira, proprietários da Panificadora N.S. de Fátima, tradicional fornecedora de vinhos Portugueses, iguarias do tipo “finger food” e renomados produtos importados diretamente da Europa, foram os grandes anfitriões deste ultimo sábado no Restaurante Stravaganza, ao receberem renomados apreciadores de vinho de Manaus que estiveram na platéia de dois especialistas vindos especialmente de Portugal e São Paulo, para apresentação do Champagne Deutz e dos vinhos da tradicionalíssima vinícola portuguesa Ramos Pinto.

Pelos produtores do excelente Champagne Deutz falou o elegante enófilo e simpático contador de histórias Alfredo Srour da Franco Suissa Importação que além de acentuar passagens pitorescas da produção de Champagne na Europa, como a tradição na Região de Champagne na França onde as melhores marcas são produzidas por empresas de origem alemã. É o caso do Champagne Deutz que na origem se intitulava Deutz & Gerlderman nos idos de 1835 e era o preferido da Rainha Vitória da Inglaterra e foi servido durante o banquete de coroação do Rei Eduardo VII em 1902 e do Rei Jorge V em 1910. O Champagne Deutz é, sem sombra de duvidas, um dos melhores do mundo.
Finalizou contando que em hebraico, brinda-se dizendo “vida” ao invés de “saúde”. A razão reside numa pratica dos tempos em que o vinho produzido, possuía gradação alcoólica muito elevada e, para consumi-lo, era preciso cortá-lo com água. Somente na ultima ceia dos condenados à morte era servido o vinho no estado natural. Era o vinho da morte.

O enólogo português Jorge Rosas, bisneto de Adriano Ramos Pinto fundador da vinícola Ramos Pinto e primeiro fotógrafo de Portugal, apresentou o espumante, o vinho tinto e o porto que são produzidos pela renomada vinícola portuguesa representada em Manaus pela Panificadora N.S. de Fátima.

Jorge explicou que no Vale do Douro existem 115 castas, mas, a vinícola utiliza somente cinco das melhores uvas 100% portuguesas na produção dos vinhos. Ressaltou que a Touriga Nacional é a melhor uva portuguesa. A curiosidade ficou para o fato de que 30% das uvas utilizadas na produção dos vinhos da Ramos Pinto são pisadas nos lagares. Prevalece a máxima de que os pés humanos são indispensáveis na produção de grandes vinhos.
Os vinhos, especialmente o Porto Tawny, uma iguaria.

Mais uma viga foi colocada na estrutura, em construção, da cultura do vinho na nossa cidade.
Ponto para Arthur e Joaquim.
Nothing makes the future look so rosy as to contemplate it through a glass of Chambertin.
(Napoleão Bonaparte).
Humberto Amorim
Presidente
Gestão Bolsa Vinho
Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho -Sbav-Am

No comments: