Thursday, April 16, 2009


HERBIE MANN, O PAI DESCONHECIDO DA BOSSA NOVA NOS US of A.



O flautista Herbie Mann nasceu no 16 de abril de 1930, no Brooklyn ,Nova Yorque, filho de Harry e Ruth Salomom, de tradicional família judaica.
São poucos os músicos que podem se vangloriar de ter criado o estilo de musica que o tornou famoso. Herbie Mann é um desses musicos. Uma figura singular no cenario do jazz norte-americano nos anos 60 e 70.

Baseando-se no seu enorme talento e disposição para novas experiências, Mann formulou meios para explorar um instrumento, a flauta, com pouca valorização dentro de uma formação jazzística, antes de sua chegada, no panteão do jazz.

Neste processo angariou para si, a reputação incontestável de figura mais eclética do mundo da musica, mixando uma gama diferentes estilos, do Africano ao Brasileiro, de Charlie Parker a música disco, para criar uma musica única que não reconheceu fronteiras. Embora a sua experiência não tenha sido bem recebida pelos críticos de plantão, o resultado foi um estilo musical com características extremamente pessoais.

O primeiro amor foi o saxofone e, o seu mentor e inspiração, era Lester Young. Tinha resolvido seguir carreira de tenorista, até enfrentar as dificuldades de emprego, devido ao excesso de talentos na Nova York dos anos pós guerra. Resolveu por outro instrumento e a sua opção caiu pela flauta que era mais utilizada na musica latina. Conseqüentemente, sabiamente, passou a ouvir a exaustão, as gravações dos papas do estilo, Tito Puente, Machito, Charlie Palmieri, ou músicos americanos que haviam gravado composições latinas como Charlie Parker.

A carreira de Mann pegou ritmo ao receber convite do acordeonista holandês Mat Matthews, que estava formando um grupo para gravar com uma então desconhecida vocalista de jazz chamada Carmen McRae que queria incluir a flauta na formação jazzística.
Em 1961, interessou-se pela bossa nova— um fenômeno musical pouco conhecido fora do Brasil, depois que viu o filme “Orfeu Negro”. A sua curiosidade aumentou e convenceu o seu empresário em incluí-lo numa excursão que um grupo de músicos iria fazer para o Rio de Janeiro, centro cultural do país, onde ele compartilhou estilos, com músicos brasileiros, desde o primeiro momento que desembarcou na Cidade Maravilhosa. Fez amizade instantânea com os gigantes da musica brasileira, Sergio Mendes, Baden Powell, e Antonio Carlos Jobim.

A musica brasileira, com variada melodia e harmonia, ritmo pulsante, acordes e dissonantes peculiares, foi uma revelação para Mann. Finalmente havia encontrado o estilo que procurou a vida inteira e que iria permitir aos seus solos sonorização mais elaborada para atingir diferentes níveis de melodias apoiadas por múltiplas partes rítmicas. Ao volta para os Estados Unidos, a sua banda foi a primeira a tocar Bossa Nova. Foi pioneiro também, na gravação dos primeiros discos com músicos brasileiros.

Gravou a primeira versão em inglês do “Samba de Uma Nota Só” que marca também a primeira aparição de Antonio Carlos Jobim no cenário fonográfico dos Estados Unidos. Em 1988 editou o cd “Opalescence”, considerado um marco do lirismo e revisita evocativa da musica contemporânea Brasileira.

Fonte -Wikipedia
Tradução - Humberto Amorim

No comments: