Tuesday, April 28, 2009

BLOSSOM DEARIE, SIMPLESMENTE. A cantora,pianista e compositora Americana de jazz Blossom Dearie nasceu no 28 de abril de 1926, em East Durham, New York, USA. Sua marca registrada era o timbre de voz “acriançado” que a posicionou como um das mais originais interpretes do gênero jazz.
O primeiro nome ganhou por causa do gesto fraterno de um vizinho que no dia de seu nascimento ofereceu para sua mãe um bouquet de flores de pêra.
Estudou piano clássico dos cinco anos até a adolescência quando começou a tocar na banda da escola e conheceu o jazz. Foi influenciada pelos pianistas de jazz Art Tatum, Count Basie, Duke Ellington e Martha Tilton, que cantava na banda de Benny Goodman.
Dearie após formar-se no ensino médio foi morar em New York City onde encajou-se na carreira musical. Entrou para o grupo vocal Blue Flames, que atuava na big banda de Woody Herman e depois com o Blue Reys, outro grupo vocal da banda de Alvino Rey.
In 1952, enquanto trabalhava no Chantilly Club em Greenwich Village, Dearie conheceu Nicole Barclay, dona da Barclay Records, com o marido.
Seguindo conselho da amiga foi para Paris onde formou o grupo vocal, the Blue Stars. Eram quatro rapazes nos instrumentos e quatro garotas no vocal, Dearie fazia os arranjos.
O primeiro sucesso foi com a versão em francês de “Lullaby Of Birdland”. Em Paris conheceu o empresário musical e produtor de discos Norman Granz, que fechou com ela contrato para gravar na Verve Records, na qual acabou gravando o disco de maior sucesso em sua carreira, “My Gentleman Friend”.
Nos anos 70 Dearie se apresentou no Carnegie Hall com o cantor de blues Joe Williams que cantava na Orquestra de Count Basie e com a vocalista de jazz Anita O'Day em um show intitulado "The Jazz Singers".
Em 1985 foi a primeira a receber o premio Mabel Mercer Foundation que destacava cantores de clubes noturnos. Permaneceu ativa até recentemente, se apresentando esporadicamente em clubes noturnos e evento especiais em Nova York.
Com seu estilo único e pessoal e uma voz incomparável, Blossom Dearie irá permanecer para sempre como uma das mais memoráveis representantes da mais pura forma de arte americana, o jazz.
Faleceu em paz em Rochester, NY , no dia 7 de fevereiro de 2009.


Clique para ouvir Blossom Dearie cantando ao piano "I Wont Dance" - 1983


http://www.youtube.com/watch?v=sxEfWCvh8uY



Fonte - All About Jazz


Tradução - Humberto Amorim

No comments: