Tuesday, April 28, 2009

ITHAMARA KOORAX, A VONTADE NO JAZZ
Em 28 de abril de 1965 nasceu Ithamara Koorax, aclamada como uma das quatro melhores cantoras do mundo pela revista Down Beat (a “bíblia do jazz”), Ithamara já se apresentou em alguns dos principais palcos do planeta – do Teatro Municipal (Rio) ao Jazz Café (Londres), do Martinus Concert Hall (Helsinki) ao Bourbon Street (São Paulo), passando pela Sala Cecília Meirelles, Mistura Fina e Metropolitan, além de ter realizado cinco excursões pelo Japão.
Lançados mundialmente, seus dois CDs mais recentes, “Love Dance” e “Serenade in Blue”, marcaram a definitiva consagração internacional de Ithamara.

“Serenade in Blue” recebeu mais de dez prêmios internacionais, três pré-indicações para o Grammy (nas categorias de álbum vocal de jazz, produção e arranjo) e ainda obteve expressiva votação na lista dos Melhores de 2000, publicada pela revista norte-americana Down Beat. Além de apontada como uma das melhores cantoras, Ithamara ficou em terceiro lugar entre os artistas do ano (atrás apenas de Sting e de Santana, à frente de Stevie Wonder e Joni Mitchell), e “Serenade in Blue” alcançou a sétima colocação entre os melhores álbums.

Em sua 67ª votação anual, publicada na edição de dezembro de 2002, a revista mais importante da história do jazz, a Down Beat, elegeu Ithamara como a quarta melhor cantora do mundo - atrás apenas de Cassandra Wilson, Diana Krall e Dianne Reeves, e à frente de Dee Dee Bridgewater, Norah Jones e Jane Monheit.

Na edição de dezembro de 2003, a Down Beat elegeu o CD “Love Dance” como o quinto melhor disco do ano, atrás somente dos álbuns de Norah Jones, Steely Dan, Radiohead e The Roots. "Love Dance" também foi considerado um dos melhores discos de 2003 pela prestigiosa revista norte-americana The Independent Weekly, além de receber aclamação na JazzTimes, na Cadence, e nas publicações japonesas Swing Journal e CD Journal.

Única brasileira contratada pela Milestone Records, a mais importante gravadora de jazz dos EUA, Ithamara já lançou sete álbuns-solo (“Ao Vivo”, “Rio Vermelho”, “Almost in Love”, “Wave 2001”, “Bossa Nova Meets Drum & Bass”, “Serenade in Blue”, “Love Dance”), com participações de nomes do quilate de Antonio Carlos Jobim, Ron Carter, Luiz Bonfá, Sadao Watanabe, Larry Coryell, Eumir Deodato, Gonzalo Rubalcaba, Jay Berliner, Ary Sperling, Fabio Fonseca, Marcos Valle, Laudir de Oliveira, João Palma, John McLaughlin, Mário Castro-Neves, Dom Um Romão, o grupo Azymuth e muitos outros.

Ithamara aparece também como única cantora brasileira incluida nos CDs “Blue Voices” e “Jazz Ladies Vol.2”, lançados mundialmente, onde suas gravações estão ao lado de faixas de Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Tony Bennett e Chet Baker.

Em junho de 2004, o CD "Love Dance", lançado no Brasil pela Som Livre, foi um dos três finalistas do Prêmio TIM de Música Brasileira, concorrendo com Flora Purim e o grupo Sepultura na categoria especial de "melhor disco em língua estrangeira".

“Cinco são os elementos essenciais da vida: o Ar, a Terra, a Água, o Fogo...e a Voz de Ithamara Koorax!” (Armando Nogueira – Julho 2003).

No comments: