Sunday, April 19, 2009




19 DE ABRIL, UM DIA COMO OUTRO QUALQUER PRA GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS.

19 de abril de 1940 foi a data em que os delegados indígenas se reuniram pela 1ª vez em assembléia no Congresso Interamericano. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.Reunida em Patzcuaro (México), a assembléia aprovou, entre outras propostas, o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos.

Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 460 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além disso, a Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

Em densidade populacional, os seis maiores povos indígenas do Brasil são Guarani (30 mil), Ticuna (23 mil), Kaingang (20 mil), Macuxi (15 mil), Guajajara (10 mil), Yanomami (9.975).

As minhas experiencias com os indios não são das melhores. Começou com a tribo dos saterés-maués em 1979 quando estava Diretor de Turismo da Empresa Amazonense de Turismo- EMAMTUR e, liderei a comissão que viabilizou a transferência da realização da Festa do Guaraná que acontecia em Manaus (um absurdo!) para o municipio de Maués, a Terra do Guaraná.
Italo Bianco, Omar da Rico, Fernando Demasi, Sergio Litaiff, Totonho Auzier, Gilson Barbosa, José Sarmanho, Neide Mendonça, Carlinhos Esteves (prefeito de Maués) e toda sua familia e, as maravilhosas facilitadoras Telma, Dorinha, Conceição, Lourdes Israel de Azevedo, Juscelina e tantos outros, não mediram esforços para, mesmo contra tudo e todos, tornar uma realidade a solicitação que a mim chegou através dos indigenas de Maués, que ha muito reclamavam da realização da festa em Manaus. O "sim" do Governador José Lindoso, resultou na grande festa que é realizada até hoje, no municipio.
No dia da I Festa do Guaraná, os indios, que deveriam mostrar em publico a cerimonia de iniciação com as formigas tucandeiras, tomaram um porre real, desnortearam os acontecimentose e o que deveria ser o principal da festa, acabou num fiasco.
Depois disso, me encontro com eles nos eventos internacionais em Manaus, onde verbalizam ano após ano, os mesmos dilemas relacionados ao desrespeito, pobreza, preconceito,desamparo social,alcoolismo e, poucas, muito poucas hoistórias de sucesso.
O General Heleno ex-comandante do CMA, que criticou a politica indigenista do Governo Lula, declarou para os telespectadores do "Programa Encontro com o Povo" no Amazonsat, antes de ir para o Rio de Janeiro onde fez o mesmo perante seus pares, que os indios devem ser aculturados, devem sair das tribos, aprender português, assistir televisão e se modernizar. Eles não querem,segundo o general, continuar vivendo como vivem. Indio na tribo, vivendo como na era das cavernas, é coisa de antrapólogos e dirigentes de ONGS.

A minha opinião é a seguinte: A coisa tá tão ruim, pra maioria dos indios na Amazonia, que a unica tendencia é melhorar.

Qual é a sua opinião?

19 de abril, nas Américas, é o dia do Indio. Lembram?

No comments: