Monday, April 20, 2009

TITO PUENTE, O REI DO MAMBO.




Ernesto Antonio Puente Jr. nasceu em um setor da cidade de Nova York conhecido como Spanish Harlem ou ‘El Barrio’ devido a enorme população de latinos, no 20 de abril de 1923. Os pais eram oriundos da ilha de Porto Rico, protetorado americano no Caribe.


A mãe Ercilia Puente foi quem primeiro percebeu o talento musical do garoto e, por 25 centavos americanos por semana, quando ele tinha apenas sete anos, colocou-o para estudar piano. Apesar das aulas de piano o menino, agora com dez anos, demonstrava profundo interesse pela percussão, imitando o seu ídolo, o baterista de jazz Gene Krupa.


A carreira profissional começou com a Orquestra de Noro Morales. Mas, a grande oportunidade surgiu no início da II Grande Guerra quando foi contratado para tocar bateria no famoso grupo “Los Afro-Cubanos de Machito” que combinava ritmos latinos com jazz progressivo e de quem herdou a influência em sua musica.


Convocado para a guerra no pacifico, durante o serviço militar, se destacou por bravura em combate, aprendeu a tocar o saxofone e ainda ganhou uma bolsa (G. I. Bill) para cursar o terceiro grau. Ao chegar, de volta a sua cidade natal, se inscreveu na famosa Julliard School of Music onde se formou em composição e orquestração.

Com a sua banda Picadilly Boys que iniciou em 1947 com nove componentes, para logo formar uma orquestra completa, Tito embarcou na onda do momento, o Mambo e, gravou seu primeiro disco com a RCA Victor,ganhando dos fãs o apelido de “ Rei do Mambo “ ou simplesmente El Rey.
Os primeiro grandes sucessos foram "Ran Kan Kan", "Abaniquito", "El YoYo" e "Picadillo". El Rey agregou à banda, coreografia com belas bailarinas que interagiam com a platéia, que pegava fogo, durante as apresentações. Os bailes no “El Palladium” animados pela grande banda de Tito, eram sucesso certo de publico e até hoje inesquecíveis.

Foi Puente que também ajudou a popularizar o Cha Cha Chá nos Estados Unidos nos anos 50. e também o único não cubano a ser convidado para a grande celebração dos “50 anos de Musica Cubana” em La Habana em 1952.

Entre os cantores que passaram pela banda de Puente destaque para Mongo Santamaría Willie Bobo, Johnny Pacheco e Ray Barreto.
Em 1968, mais uma vez, de forma pioneira, Tito vai para televisão comandando o show “El Mundo de Tito Puente”. Sucesso de audiência garantido.
Nos anos 70 a composição famosa de Puente “Oye Come Vá” foi gravada pelo roqueiro e guitarrista californiano Carlos Santana e fez sucesso no mundo inteiro.

Em 1979 ganhou o primeiro Grammy e foi nomeado pelo Presidente Jimmy Carter como o Embaixador da Musica Latina Americana e ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.
Gravou 100 discos, compôs 400 canções e colecionou cinco prêmios Grammy durante sua maravilhosa carreira artística.

A boa vontade, o talento e o espírito de Tito Puente ajudaram a derrubar barreiras raciais e culturais.
Faleceu em Nova York no dia 31 de Maio de 2000.

Fonte – American Salsa
Tradução – Humberto Amorim

No comments: