Saturday, April 18, 2009



CLARENCE 'GATEMOUTH' BROWN, O COUNT BASIE DO BLUES.




Clarence “Gatemouth” Brown, eminente cantor e guitarrista de blues nascido em Vinton, La., no 18 de abril de 1924 , passou a carreira combatendo o purismo do blues, "eletificando" antigas canções de blues, country, jazz, cajun e R & B. O primeiro contato com a musica deu-se através dos estilos cajun e bluegrass muito comuns na Louisiana.

Clarence foi um fiel representante da musica americana, estilo Texas. Deu a um de seus discos o titulo de “American Music, Texas Style”
Se recusava a ser chamado de cantor de blues. Preferia ser chamado de cantor americano e, criticava os músicos que se deixavam rotular como representante de um só estilo.


Desdenhava do blues conhecidos como “deep delta blues”, chamando-os de negativos.
Se apresentava com trajes de cowboy, da cabeça aos pés, e fazia covers de composições jazzísticas de Duke Ellington como "Take the A Train" e “Alligator Boogaloo” de Lou Donaldson .
Algumas vezes, numa mesma apresentação, expressava toda a extensão de sua versatilidade musical tocando rabeca, bandolim, gaita e a guitarra.

Começou como baterista quando servia no exercito. Logo, aprendeu a tocar guitarra e passou a levar mais a serio os estudos, depois de substituir em um show, o guitarrista T-Bone Walker em 1947. A performance foi testemunhada pelo dono do clube e de uma gravadora, Don Robey, que imediatamente ofereceu contrato para tocar no local e gravar um disco.

Depois de algumas aparições no show de televisão "Hee Haw," gravou em 1979 o disco “Making Music” com o guitarrista country Roy Clark; em 1982 ganhou o Grammy com o cd "Alright Again!," onde o “swinging blues” prevalece. O cd “Gate Swings” é surpreendente pela impagável performance de Gatemouth apoiado por uma legítima “big band”. Seu ultimo disco “Timeless” foi editado em. 2004.
Morreu em 2005, aos 81 anos em Orange, Texas.


Fonte - Guitar World

Tradução - Humberto Amorim

No comments: