SEBASTIÃO TAPAJÓS, UM PARAENSE VIRTUOSO.
O violonista Sebastião Tapajós nasceu em Santarém no Estado do Pará, no 16 de abril de 1944 e, começou a tocar violão aos 9 anos, com o pai.
Mais tarde mudou-se para Belém, onde se aprofundou no estudo do instrumento. Em 1964 partiu para Portugal, onde foi aluno do Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Estudou também na Espanha e atuou como concertista na Europa.
De volta ao Brasil, radicou-se no Rio de Janeiro e passou a pesquisar ritmos e sons brasileiros, populares e folclóricos. Não abandonou, entretanto, a carreira de concertista, tocando com orquestras sinfônicas.
Bastante popular no exterior, especialmente na Europa, onde é considerado um dos violonistas mais criativos e originais, já lançou mais de 50 discos e acompanhou artistas como Hermeto Pascoal, Gery Mulligan, Oscar Peterson e Astor Piazzolla.
Seu disco "Guitarra Criolla", de 1982, ganhou diversos prêmios na Europa, assim como "Terra" (1992). Em 1997 registrou em disco sua parceria com Gilson Peranzzetta, no CD "Afinidades".
Em 2000, foi vitima de um enfarto do miocárdio, retornando a carreira em 2001. Mora atualmente em Santarém de onde se desloca para shows no pais e exterior.
Fonte - Clube do Jazz
No comments:
Post a Comment