BUD SHANK, SAXOFONISTA ALTO DE JAZZ, DESBRAVADOR DA MUSICA BRASILEIRA, MORRE AOS 82 ANOS.
O flautista e saxofonista de jazz Bud Shank, depois de uma carreira exitosa que se alongou por mais de 50 anos faleceu no ultimo 02 de abril em sua casa em Tucson, Ariz. A causa de sua morte não foi divulgada mas era sabido que Bud vinha enfrentando problemas de saude nos ultimos tempos.
O saxofonista Bud Shank nasceu no dia 27 de Maio de 1926 em Dayton, Ohio, e recebeu na pia batismal o nome de Clifford Everett “Bud” Shank.
Seu primeiro trabalho com musica jazz foi com o também saxofonista Charlie Barnet antes de se fixar na California no final dos anos 40. Tocou com o trompetista Shorty Rogers e Stan Kenton quando este ainda so tocava piano, antes de se tornar famoso band leader.
Influenciado pelo trabalho que desenvolveu com o violonista brasileiro Laurindo Almeida, Shank tornou-se um dos primeiros musicos de jazz a desbravar em seu país, a musica brasileira.
Durante o inicio da carreira publicou vários discos pela gravadora World Pacific entre os anos 50 e 70.
Shank se orgulhava ao dizer que fez parte do movimento emergente que fundou a escola do estilo West Coast Cool, sem parar entretanto de evoluir cada vez mais. Neste estagio de sua carreira tocou com Maynard Ferguson, Bob Brookmeyer, Bob Cooper e, em 1962, gravou com o sitarista indiano Ravi Shankar no album "Improvisations"
Nos anos 60s, ele também se alinhou com artistas como o brasileiro Sergio Mendes, the Mamas and the Papas— é dele o solo da flauta na canção “California Dreamin’” — e, com o excentrico Chet Baker, que participou do disco de Shank "Michelle"de 1966. Foi o unico trabalho do saxofonista que aparaceu na lista da Billboard.
Shank continuou evoluindo nos 70 e 80, desistindo então da flauta para se dedicar totalmente ao saxofone alto.
Foi lider da banda "The L.A. Four" composta por Laurindo Almeida, baixista Ray Brown e diversos bateristas, chegando a gravar para as gravadoras Concord, Contemporary e Candid.
Em 2004 o selo GraMosaic editou o cd "Mosaic Select 10", uma coletânia dos três discos que Shank gravou com a Pacific Jazz.
Em 2005 Shank formou a "Bud Shank Big Band" e, em 2007, publicou o cd "Beyond the Red Door", com o pianista Bill Mays.
Um dia antes de sua morte, Bud esteve em San Diego, onde gravava um novo disco.
Descança em paz Bud.
Para matar a saudade clique para ouvir Bud na flauta e saxofone com Laurindo Almeida em gravação de 1958 de Little Girl Blue e Lonely.
http://www.youtube.com/watch?v=C6iHHihAsG8
Fonte - Jazztimes Magazine
Tradução Humberto Amorim
Preparação
3 years ago
No comments:
Post a Comment