Thursday, April 23, 2009

DESENHOS ANIMADOS, JAZZ E "OTRAS COSITAS"

Luciana é uma jovem amazonense que, com a paciência de um artesão, molda o seu bom gosto musical, tendo como base o jazz. Me enviou um “scrap” interessante sugerindo abordagem do tema jazz nos desenhos animados. Meu filho Nicholas Artanis, no auge dos seus oito anos, tal qual Luciana, também percebeu que, na maioria dos desenhos de Tom & Jerry que assiste, principalmente na parte dos episódios onde a ação é musicada, tem jazz no meio.

Luciana remeteu-me para um personagem de minha infância, nos gibis em quadrinhos, que sempre me fascinou pois o mesmo, para mim, foi o primeiro a misturar chiclete com banana, de forma interessantíssima. Turma da minha geração já sabe que estou me referindo ao folgado Zé Carioca.

Zé Carioca um típico brasileiro “nasceu” em 1941 na terra do jazz e do blues. Ele foi concebido em uma época em que reinava uma política de boa vizinhança entre Brasil e Estados Unidos. Com a Segunda Guerra Mundial em curso, manter relações diplomáticas com o maior país da América do Sul, evitando que Getúlio Vargas se aliasse ao nazismo, parecia importantíssimo. Walt Disney foi muito bem orientado pelo governo norte-americano e resolveu conhecer o Brasil.


Ao chegar aqui, caiu no samba no Rio de Janeiro. Levaram Walt e seu desenhista direto para conhecer a Escola de Samba da Portela onde conheceram a legitima batucada brasileira.O resultado foi o personagem brasilianíssimo e muito bem vestido conhecido como Joe Carioca, ou José Carioca. Mas o primeiro Zé era muito diferente do que se vê hoje nos gibis.


Para os acostumados com o preguiçoso e malandro dos gibis mais recentes, esqueça essa imagem. Tem um vídeo no Youtube que mostra o verdadeiro, digamos, original José Carioca, cortês, educado e elegante.

A animação é marcada pelo encontro do sotaque inglês de Donald Duck e pelo cordialismo de José Carioca. Disney fez questão de rechear a animação com os elementos brasileiros e, principalmente, cariocas. Desde os mais evidentes como os nomes dos bairros que enchem os ouvidos de Donald e a cachaça, até a calçada do Rio de Janeiro, que imita as ondas do mar.

Vale a pena assistir.

Luciana, vou atender o seu pedido e num próximo programa "Momentos de Jazz", iremos tratar do jazz nos desenhos animados da televisão.

Promessa feita. Até Jazz!!!

No comments: