Sunday, April 12, 2009

HELEN FORREST, A VOZ DAS BIG BANDS.



Helen Forrest foi uma das mais famosas vocalistas femininas de jazz durante a fabulosa Era das Big Bands nos Estados Unidos.

Nasceu com o nome de Helen Fogel em Atlantic City, New Jersey no dia 12 de Abril de 1917. A primeira vez que cantou foi na banda de seu irmão quando tinha dez anos de idade. Anos mais tarde ingressou na carreira de cantora na Radio CBS com o nome de Bonnie Blue.
Forrest tornou-se famosa depois de ser contratada pelo band leader Artie Shaw em 1939.

Shaw procurava um novo talento depois que a vocalista Billie Holiday deixou a banda um ano antes.

Helen Forrest gravou 38 singles com a big band de Shaw com a qual gravou com muito sucesso as canções "They Say" e "All the Things You Are."
Dos anos 30 ao começo dos anos 40, só se ouvia jazz nas rádios americanas; os jovens dançavam entusiasticamente ao som das big bands, em casas com capacidade para milhares de pessoas. A era do swing enlouquecia a América, e Benny Goodman era o “bandleader” mais popular. Foi justamente no finalzinho de 1939 que Forrest deixou Shaw e passou a cantar na big band de Goodman, com quem gravou várias musicas de sucesso, incluindo a sua marca registrada "The Man I Love." de Ira e George Gershwin.

Gravou também com Nat King Cole e Lionel Hampton em 1940.
Em 1941, Forrest foi contratada por Harry James. Foi com ele e a sua orchestra que gravou o que se tornou inquestionavelmente seus maiores sucessos tais como, "I Had the Craziest Dream" e "I Don't Want to Walk Without You." Forrest também namorou com James até ele conhecer aquela que seria sua esposa, a atriz, Betty Grable.
Por causa de seu envolvimento com as big bands ganhou o apelido de "a voz de todas as bandas."
Helen Forrest pediu demissão de Harry James no final de 1943 e partiu para carreira solo. No final da década de 40, cantou frequentemente no programa de radio de Dick Hayme. Foi na década de 50 que ela mais gravou em estudio. Continuou cantando regularmente entre os anos 70 e 80. Sua ultima gravação em disco, data de 1983.

Cantou esporadicamente até 1990 quando foi forçada a se aposentar acometida de artrite.


Durante a sua brilhante carreira musical gravou mais de 500 canções.

Na vida particular, dedicou-se com vigor, à causa dos direitos civis dos negros americanos.

Foi mãe de um filho, Michael Forrest Feinman e faleceu vitima de um ataque cardíaco em 11 de Julho de 1999 em Woodland Hills, California com a idade de 82. Está enterrada no cemitério Mount Sinai Memorial Park em Los Angeles, California.
Fonte: WWW
Tradução : Humberto Amorim

No comments: