Friday, April 10, 2009


JOEY DEFRANCESCO, O GÊNIO REVIVALISTA DO HAMMOND B-3.


A genealidade de Joey DeFrancesco no órgão Hammond B-3 ficou desde cedo demonstrado quando Miles Davis o contratou para uma digressão de quatro meses. Era o ano de 1988 e DeFrancesco tinha apenas 16 anos... Para além da experiência de tocar com um dos maiores nomes do jazz, o jovem organista gravou logo com Miles, participando nos registos Live Around The World e Amandla.

A precocidade de DeFrancesco não ficou, porém por aqui, já que passado pouco tempo, em 1989, com apenas 18 anos, gravava o seu primeiro disco como líder, na sequência de um contrato assinado com a editora Columbia, a mesma para a qual gravavam, então, nomes como Miles Davis ou Wynton Marsalis.

Esta natural aptidão para a música não foi certamente alheia à tradição familiar. Nascido em 10 de abril de 1971 em Springfield, Joey DeFrancesco cresceu num ambiente de músicos, já que o seu pai, Papa DeFrancesco era ele mesmo um conceituado organista da área de Filadélfia e o avô, Joe DeFrancesco, era um multi-instrumentista que tocou com os Dorsey Brothers.

Quanto a Joey, é visto como um importante revivalista do Hammond B-3, instrumento popularizado por nomes como Jimmy Smith, assumidamente a sua principal influência e com o qual gravou em 2004 um album em duo, poucos meses antes deste falecer.

Os primeiros passos na música ocorreram aos quatro anos de idade, pela aprendizagem do piano, o qual rapidamente trocou pelo Hammond B-3 tocado pelo seu pai. Com apenas cinco anos aprendeu de ouvido o tema "The Sermon", composto por Jimmy Smith, e aos 10 anos já o precoce Joey actuava em clubes, tocando ocasionalmente com nomes como Jack McDuff ou Groove Holmes. Entretanto, estudava música clássica na Settlement Music School e na Philadelphia's High School for the Creative and Performing Arts.

Os dados estavam lançados para uma auspiciosa carreira e aos 16 anos DeFrancesco conquistava a primeira bolsa de estudo atribuída pela McCoy Tyner´s Jazz Society e impressionava de tal forma Miles Davis com a sua actuação num programa de televisão local que foi desde logo contratado para a banda do mago do trompete.

Em 1989, DeFrancesco assinou com a Columbia e começou a gravar os primeiros registos a solo, ao ritmo de um por ano, desde All of Me e Where Were You? (considerados os melhores títulos da sua discografia), passando por Part III, Reboppin’ e Live At The Five Spot.

Seguiu-se uma interessante e importante colaboração com o guitarrista John McLaughlin (também ele um ex sideman de Miles Davis), com o qual gravou e tocou a nível mundial.

Findo este período, DeFrancesco passou vários anos como sideman, colaborando intensamente com o Produtor Discográfico Joe Fields, responsável pela “High Note”, só voltando aos estúdios para gravar como líder em 1998, data em que o som do seu Hammond B-3 se fundiu com o do saxofone de Houston Person, dando origem ao excepcional Joey DeFrancesco Plays Sinatra His Way, editado em 2004 pela High Note, editora que lhe tem dado elevada promoção e onde tem colaborado com o produtor Joe Fields.

No comments: