Sunday, April 12, 2009

JOHNNY DODDS, O MESTRE DO IMPROVISO COLETIVO.




O clarinetista,letrista e band leader de jazz Johnny Dodds nasceu no 12 de abril de 1892 em Nova Orleans. Ganhou do pai, a sua primeira clarineta, quando tinha 13 anos.
A contribuição de Johnny Dodds para a história do jazz fica evidente nas gravações feitas em Chicago nos anos 20 com a King Oliver's Creole Jazz Band, Louis Armstrong's Hot Fives e Hot Sevens, (Okeh) e o com o “professor” Jelly Roll Morton.
Suas apresentações na mesma década com a banda de King Oliver no lendário Lincoln Gardens em Chicago e, com sua própria banda no Kelly's Stables, de 1924 a 1930, deram a ele o direito de constar na lista dos verdadeiros pioneiros do jazz.
O forte deste clarinetista excepcional era o blues. A gravação do classico “Dippermouth” é um bom exemplo disso e de suas habilidades como instrumentista. Era um mestre do improviso coletivo. Seu estilo deixava Louis Armstrong com espaço para brilhar e, ao mesmo tempo, ofuscar todos da banda.
Com o aumento da popularidade da musica jazz, novas oportunidades de emprego garantido, surgiram, em 1938 em New York, para aonde foi acompanhando a nova migração dos músicos de jazz.
Faleceu no 8 de agosto de 1940.

Fonte – All About Jazz
Tradução – Humberto Amorim

No comments: