Monday, April 20, 2009





LIONEL HAMPTON, O REI DO VIBRAFONE




Lionel Hampton é indubitalvelmente um dois mais extraodinarios musicos do seculo XX e, os seus feitos artisticos simbolizam o infindável impacto da musica jazz na cultura Americana até os nossos dias.


Ele nasceu no 20 de abril de 1908, em Louisville, Kentucky. O pai, Charles Hampton, era pianista e cantor e faleceu em ação na I Guerra Mundial.

O pequeno Lionel e sua mãe, Gertrude, foram para Birmingham, Alabama, para morar com os parentes dela, anos mais tarde, se mudaram definitivamente para Chicago.


Freqüentou a "Academia Católica do Rosário Sagrado" em Kenosha, Wisconsin,onde uma freira lhe deu os primeiros ensinamentos mujsicais na bateria.

Durante o ensino médio, um professor de musica, depois de uma audição, lhe deu uma chance na banda da escola, onde ele permaneceu por dois anos. Logo após a sua formatura, prometeu à avó fazer as orações do dia e rumou para Los Angeles onde se juntou a Reb Spikes's Sharps and Flats. Tocou com Paul Howard's Quality Serenaders e numa nova banda organizada para acompanhar o trompetista Louis Armstrong.

Em 1930, Hampton foi convidado para um gravação pelo Satchmo em pessoa e, durante o intervalo par descanço, ele foi até o vibrafone e começou a improvisar. Resultado, Louis resolveu gravar uma das canções do repertorio, com ele no vibrafone. A canção tornou-se sucesso total apresentando um novo som do jazz, a som do “Rei do Vibrafone”

A primeira vez que Benny Goodman o viu tocando, imediatamente convidou-o para gravar com ,tendo Gene Krupa na bateria e Teddy Wilson ao piano. O "Benny Goodman Quartet" gravou os classicos do jazz "Dinah," "Moonglow," "My Last Affair," e "Exactly Like You." A entrada de Hampton no grupo marcou também o rompimento de uma barreira racial. O Quarteto de Benny Goodman foi o primeiro a promover a integração racial no jazz.

Como bandleader, criou a "Orquestra Lionel Hampton” que ficou conhecida mundo afora pela energia e a indiscutível musicalidade gerada pela atuação dos musicos de jazz de primeira classe.

"Sunny Side of the Street," "Central Avenue Breakdown," e a sua canção-assinatura, "Flying Home," e "Hamp's Boogie-Woogie" fizeram parte do hit parade e da lista de campeões de vendagem e, o nome de Lionel Hamptom tornou-se conhecido da noite para o dia.

A banda marca também a primeira fase de Lionel como educador através da “graduação" de novos talentos como Illinois Jacquet, Cat Anderson, Dexter Gordon, Art Farmer, Clifford Brown, Fats Navarro, Clark Terry, Quincy Jones, Charles Mingus, Wes Montgomery, e dos cantores Joe Williams, Dinah Washington, Betty Carter e Aretha Franklin.

Como compositor e arranjador, Hampton escreveu mais de 200 composições incluindo os “ jazz standards” Flying Home, Evil Gal Blues, e Midnight Sun. E dele também a peça simfonica, "King David Suite."

Como estadista foi convidado pelo Presidente Eisenhower para servir como Embaixador da Boa Vontade dos Estados Unidos, e nesta condição, sua banda excursionou pela Europa, Africa, Oriente Médio e, Far East, gerando positivos resultados de diplomacia internacional.

O prewsidente George Bush nomeou-o para dirigir o Kennedy Center, e o Presidente Clinton outorgou-lhe a “Medalha Nacional das Artes”.
.
Como empresário criou duas gravadoras, uma editora e fundou a Construtora Lionel Hampton especializada na construção de casas piopulares em diversos municípios.

Como educador, trabalhou na University de Idaho no inicio dos anos 80s alicersando o seu sonho de educação musical para as próximas gerações. Em 1985, a Universidade deu o nome dele ao seu festival de jazz e em 1987, a escola de musica da universidade passou a se chamar Lionel Hampton School of Music.


Vinte anos mais tarde a University of Idaho chamou para si o sonho de Lionel e, viabilizou através do Lionel Hampton Center, um fundo de 60 milhões de dólares direcionado para preservaçao e criação de “ um lar para o jazz”, o festival de Jazz, a School of Music, Colleções Internacionais de jazz como forma de incentivo para educação e preservação do patrimônio jazzístico.

Todas as realizações musicais em "swinging" de Lionel Hampton estão documentadas em centenas de gravações que se destacam dentre as melhores do gênero jazz , as quais, agora, permanecem resguardadas para estudos no Centro Lionel Hampton em Moscow, Idaho, que foi inaugurado em 2006.

Lionel Hampton faleceu em paz no dia 31 de agosto de 2002.

Fontes: Associated Booking Corporation publicity material , "Hamp: An Autobiography" by Lionel Hampton with James Haskins


Tradução - Humberto Amorim

No comments: