Saturday, April 18, 2009



THE SINATRA SONGBOOK, SEGUNDO JOE TEMPERLEY.




A partir de agora podemos adicionar o excepcional saxofonista de jazz, Joe Temperley à lista de artistas que gravaram valiosos tributos para Frank Sinatra, incluindo Tony Bennett, Carol Sloane, Joe Lovano e até Biréli Lagrène, vocalizando!.
Novamente, utilizando o repertório do Great American Songbook (o grande repertório norte-americano), como pode dar errado?
A homenagem de Temperley acontece 10 anos após a morte de Sinatra, e apresenta temas românticos, solos apaixonantes e belos arranjos de Andy Farber e James Chirillo para o octeto. É possivel ouvir na sua imaginação, Sinatra cantando com Temperley, quando ele apresenta as melodias nos saxofones barítono e soprano.
O som que ele produz no saxofone barítono é às vezes cavernoso, ainda que terno, como em “Nancy (With the Laughing Face)” e em outras ocasiões insinuantemente suave como Ben Webster.
No soprano frequentemente evoca o toque ardente de Sidney Bechet, especialmente em “Day by Day”. As duas dolentes interpretações, em miniatura, das baladas “In the Wee Small Hours”, em uma versão para quarteto em 2min 49seg, e “Goodbye” , em dueto com o guitarrista Chirillo em 1min46seg, demonstra a sua apreciação e amor por Sinatra.Os inteligentes e suingantes arranjos de Farber em “Come Fly With Me”,“All the Way”, “I’ll Never Smile Again” e “I’ve Got You Under My Skin” são particularmente dignos de nota, capturando em sua rica expressividade elementos de Nelson Riddle ou da orquestra de Count Basie .
A leitura de solo de Farber nos saxofones tenor e alto, neste caso lembrando Benny Carter, deve ser mencionado. Todos os outros músicos têm pleno espaço para solar e todos se sobressaem. Lá estão o trompetista Ryan Kisor, o trombonista John Allred, o pianista Dan Nimmer, o baixista John Webber e o guitarrista Chirillo. O trabalho do baterista Leroy Williams é impecável. O jovem Nimmer é um pianista a ser observado. Com um estilo seguro, exibe toques de Oscar Peterson, Erroll Garner e Red Garland.
Fonte : JazzTimes / Scott Albin
Nota do Blog - Se estiver interessado nesta preciosidade, basta sacar o seu cartão de crédito internacional e clicar:
www.amazon.com ( e bom desfrute!)

No comments: