Wednesday, April 08, 2009


CARMEN MCRAE, VOZ MOLDADA PARA A LETRA DAS CANÇÕES.


A excepcional vocalista de jazz Carmen McRae nasceu em Nova York no dia 8 de Abril de 1920 em uma família jamaicana de classe media que a incentivou a estudar piano. No final de sua adolescência dedicava grande parte de seu tempo à musica. A partir do momento em que começou a se expressar pelo canto, demonstrou disciplina ao pronunciar nitidamente, cada palavra das letras das musicas.
"A canção popular não atinge o mesmo nivel do drama ou da opera, disse ela certa vez, mas pode ser uma forma superior de poesia melodica."
A influencia mais marcante de sua carreira foi de Irene Wilson compositora e esposa do pianista da Era do Swing Teddy Wilson (favorito de Billie Holiday) que despertou em Carmen o respeito pela importancia do canto com personalidade. Usava as suas proprias composiçãoes nos ensinamentos à amiga e, para completar, apresentou-a para a a maior vocalista da Era do Swing, Billie Holiday. McRae agora tinha régua e compasso: o respeito do compositor pela letra da musica e os segredos da capacidade do interprete ao transportar com a voz a mensagem da canção.A primeira canção composta por Macrae, "Dream of Life", Billie Holiday gravou em 1939.
"Se a Billie Holiday não tivesse existido, provavelmente, eu tambem não teria., declarou McRae no fim de sua vida.
O primeiro grande passo de McRae como vocalista foi dado com a Orquestra de Benny Carter em 1944. Depois disso fez uma rapida aparição na Orquestra de Count Basie e também na Orquestra de Earl Hines. Por dois anos integrou a banda de Mercer Ellington com a qual gravou usando o nome de Carmem Clarke por ser casada na epoca com o pioneiro do bebop o baterista Kenny Clarke.
Separou-se de Clarke no final dos anos 40 em Chicago onde batalhava para encontrar um lugar ao sol cantando, tocando piano em pequenos clubes sem expressão. Mudou-se para New York e arranjou um emprego como pianista no Minton's, onde aperfeiçoou as habilidades ao piano tocando com pequenos combos, e, por isso, acabou tornando-se uma das poucas vocalistas que dominava o ritmo e os desadfios harmonicos do bebop com maestria.
Foi então que desenvolveu o habito de acompanhar a si mesma ao piano, em pelo menos uma canção, em cada apresentação.
McRae foi apontada pela Down Beat como Melhor Revelação de Vocalista Femenina em 1954 - época de muita competição nesta area. Tornou-se na mesma ocasião, grande amiga da rainha do vocal bop - Sarah Vaughan, a quem era frequentemente comparada. Ambas possuiam tecnicas e habilidades imcomparaveis ao piano e impunham como resultado, respeito de seus pares pianistas.
McRae gravou pela primeira vez usando o seu nome verdadeiro em 1954 pela Gravadora Decca . Ficou famosa como interprete da "Yardbird Suite" de Charlie Parker e de classicos do Tin Pan Alley, como a composição de Irving Berlin "Suppertime".

Durante três décadas McRae manteve relativo sucesso, gerenciando pessoalmente a escolha das canções que gravaria, lugares de apresentaçõeas ao vivo e excursões na Europa e Japão onde atuou com grande frequencia.

O ultimo sucesso, de uma brilhante trajetória, veio com o cd "Carmen Sings Monk" de 1988 gravado ao vivo no Great American Music Hall em San Francisco, e em estudio, quando ela demonstrou todo respeito pela iniqualável estrutura ritmica da musica de Monk, sem deixar de implementar o seu estilo proprio.

Chegou a gravar outras vezes, depois dessa maravilhosa experiencia, entretanto, a sua condição de saude piorou a partir de Maio de 1991 quando ela desmaiou durante uma apresentação no Blue Note em New York.

O disco com as musicas de Monk foi a validação final de seu esforço e apelo no sentido de que as novas gerações passem a entender que "a letra da musica é mais importante que a melodia".



Deveria constar de sua lápide.


É só clicar para entender melhor toda magia de Carmen MacRae cantando jazz.


http://www.youtube.com/watch?v=i7ktgyt3OTo

No comments: