Saturday, April 18, 2009


AS MELHORES SAFRAS DE.......CHARUTOS.


Por Paulo Bueno



Os charutos também têm suas safras específicas, que alteram e influenciam suas notas de degustação.
Assim como os vinhos, os charutos também têm safras. Algumas podem ser melhores ou piores, de acordo com as condições à sua volta. Para entender um pouco mais sobre as safras dos charutos, precisamos passear pelas etapas de produção, que vão desde o terroir e semente até sua construção, propriamente dita.


As melhores regiões para o plantio da Nicotiana tabacum, cujas folhas originam os charutos, são de terra mista e de clima quente e úmido. Esta planta é da família das Solonáceas, como o tomate, pimentão, jiló, batatinha, pimenta.


Entre as variedades mais conhecidas e utilizadas atualmente, estão a Corojo 99 (capa e capote), Criolo 98 (capa e capote), Habano 2000, ou simplesmente H2000 (capa e capote), Sumatra – bastante utilizada no Brasil (capa), a Bahia Brasil, Connecticut – Costa Rica (capa e capote) além de uma novidade ainda em experimento no Equador, a chamada Habano 61 ou H61.


Hoje, ao contrário do que se pensa, o maior e mais tecnológico banco de sementes do mundo está na Costa Rica (Banco Internacional da Costa Rica), uma iniciativa privada de investimentos alemão e holandês.

O processo de semente para uma muda tem um período de 45 dias em média, e de aproximadamente três meses para uma primeira colheita, onde a planta de tabaco atinge de 1,20 a 1,60 metros. Entre 25 e 27 dias são retiradas duas folhas da parte inferior da planta.


Estas são mais finas e delicadas do que as demais. Entre seis e oito dias, dependendo das chuvas, são retiradas as do meio da planta e mais sete à oito dias a colheita final, totalizando no máximo um período de colheita de 45 dias. Com uma maior precipitação das chuvas, a colheita se antecipa.



Nota do Blog - Com a ascenção de Raul Castro ao poder absoluto em Cuba, os charutos Vegas Robaina, de sua preferencia, viraram moda (lembram dos Cohibas de Fidel?). Uma coisa é certa, eu comprovei. São da mais alta qualidade e fornecedor que se preza, está disponibilizando aos clientes, esta "brand" imperdível para acompanhar um "petit gateau" com o Porto Tawny Late Vintage. Cheers!!!!

No comments: