Saturday, April 11, 2009



NICK LA ROCCA, PIONEIRO E POLÊMICO: GRAVOU O PRIMEIRO DISCO DE JAZZ.


Dominic James "Nick" La Rocca, nasceu em New Orleans, Louisiana no 11 de Abril de 1889 e, faleceu na mesma cidade no 22 de fevereiro de 1961. Foi em vida um polemico trompetista pioneiro de jazz cujo grande feito foi liderar a "Original Dixieland Jass Band".
Segundo o próprio La Rocca, era ele o "Criador do Jazz", "O Cristovão Colombo da Musica", e "A pessoa sobre a qual mais se inventou mentiras depois de Jesus Cristo".
La Rocca, filho de imigrante italianos, foi fisgado pela musica das bandas de fanfarra de Nova Orleans e aprendeu a tocar corneta sozinho, contrariando a vontade da família que desejava para ele uma profissão mais respeitável.
De 1910 até 1916 fez parte da Banda de Papa Jack Laine. Apesar de não fazer parte da lista de músicos considerados virtuosos e criativos, era respeitado pelo fôlego excepcional que lhe permitia tocar sem descanso durante todo o desfile e em varias apresentações no mesmo dia.
Em 1916 foi convidado, de última hora, para substituir o cornetista Frank Christian na composição da banda de Johnny Stein que ia tocar em Chicago. Esta banda tornou-se mais tarde a famosa "Original Dixieland Jass Band", que gravou o primeiro disco de jazz em Nova York em 1917. As gravações tiveram grande sucesso e tornaram os componentes do O.D.J.B em celebridades, do dia pra noite.
Seus colegas de banda lhe deram o apelido de "Joe Blade", e fizeram uma canção para ele intitulada "Joe Blade, Sharp as a Tack"
La Rocca liderou a O.D.J.B em excursões pela Inglaterra e Estados Unidos no inicio dos anos 20. Infelizmente, no auge do sucesso, foi vitimado por um colapso nervoso. Voltou pra New Orleans e se aposentou da musica, iniciando uma atividade no ramo da construção civil.

Em 1936 ele voltou a reunir a O.D.J.B. para apresentações e gravação de um disco. Na época se auto-denominou e, a sua banda, como inventores do jazz e da ”swing music”, então, uma febre nacional. Conflitos internos levaram novamente à dissolução da banda e, LaRocca, mais uma vez, voltou para a aposentadoria.
Inexplicavelmente, durante os anos 50, começou a escrever cartas para a redação dos jornais, rádios e programas de televisão, alegando ser o inventor da musica jazz e que aqueles que proclamavam que o gênero teve origem entre os negros, na verdade, faziam parte de uma conspiração comunista.
Quando a Universidade de Tulane criou o Departamento de Preservação do Jazz de New Orleans em 1958, La Rocca doou seu vasto acervo documental relativo a O.D.J.B, mas aproveitou para adicionar comentários maldosos e declarações insultuosas aos colegas de profissão e em alguns casos, alterou dados, para torná-los alinhados com a versão das estórias que contava.
Publicou um livro com o escritor H.O. Brunn intitulado “The Story of the Original Dixieland Jazz Band” (sarcasticamente, os músicos passaram a chamar a publicação de “O Evangelho Segundo Nick La Rocca").
É notorio a tentativa de Brunn, para amenizar na narrativa, alguns posicionamentos radicais de La Rocca. No livro, não poupa ninguém de seus comentários ferinos, os músicos negros e sequer os colegas de banda.
A verdade é que LaRocca estava mentalmente perturbado e o maior prejudicado, no final de tudo, foi ele mesmo.
Não se pode deixar de reconhecer, apesar de todas as asneiras que disse e aprontou, o fato de que LaRocca foi figura importante na tranferencia do jazz, de um ambiente paroquial para a popularidade internacional, liderando a mais influente banda de jazz entre 1917 e 1921.
Era um musico talentoso e a prova, está na gravação do disco "Clarinet Marmalade" e na influencia que exerceu nos trabalhos de trompetistas do porte de Red Nichols e Bix Beiderbecke anos depois.



Fonte - World Wide Web

Tradução - Humberto Amorim

No comments: