Friday, April 10, 2009

BARBARA LEA, NASCIDA PARA O JAZZ.



Barbara Lea, nasceu, Barbara Ann Le Cocq em Detroit, MI no dia 10 de Abril de 1924 em tempo para a Grande Depressão.
Para ajudar o orçamento da familia, aos 7 anos era entregadora, de porta em porta, do jornal "Saturday Evening Post" e da revista "Ladies' Home Journal".
Nasceu em uma familia musical. A mãe era pianista, o pai gaitista e clarinetista. As festas em familia eram as mais ruidoasas do bairro.
Passava horas de seus momentos de lazer ouvindo radio e decorando a letra das canções que mais gostava. Quando chegou no ensino médio havia decorado quase mil canções.


Mas, o divisor de águas, aconteceu depois que ouviu no radio, Billie Holiday cantando "Fine and Mellow" e, então, Billie se tornou a maior fonte de inspiração de toda sua carreira artistica.
O primeiro disco, de 78 rpm, trazia no lado "A", "I'll bet you a kiss" e no lado "B", "Any place I hang my hat is home". Foi justamente a canção do lado "B" que chamou a atenção dos criticos e apreciadores do jazz e, alavancou a carreira de Barbara.

Imediatamente, choveu convites para shows, ao vivo, em clubs famosos como o Michael's Pub e o Rainbow Room e nos concertos no Carnegie Hall, Town Hall em New York, Newport, Kool e, nos Festivais de Jazz da JVC e outros em Atlanta, Manassas, e Pennsylvania.
O famoso show de televisão "Today Show", transmitido em rede nacional, deu a ela a honra exclusiviva de cantar na celebração que foi ao ar pelos 90 anos do nascimento do compositor George Gershwin.


Ficou famosa pelas leituras que fez das composições de Hoagy Carmichael.

Atualmente continua se apresentando em concertos pelos Estados Unidos e nas horas vagas é ministara da Igreja do Atualismo onde prega a cura espiritual dos seguidores.


Confira abaixo minha recomendação da discografia de Barbara Lea.
Lea in Love (1957)
The Devil is Afraid of Music - (1977)
Sweet and Slow (1990)
At the Atlanta Jazz Party (1994)
Deep in Dream (2005)
Black Butterfly - (2006)

No comments: