Thursday, April 16, 2009


HENRY MANCINI, COMPOSITOR DE TALENTO INCOMPARÁVEL.


Enrico Nicola Mancini, mais conhecido como Henry Mancini nasceu no 16 de abril de 1924 em Cleveland, Ohio.
Seu pai foi o seu primeiro mestre na flauta e piano e mais tarde, estudou com Max Adkins, conhecido concertista e apreciador de jazz a época. Além de Mancini estudaram com ele o compositor parceiro de Duke Ellington, Billy Strayhorn e Jerry Fielding.
Influenciado pelo jazz escreveu algumas musicas já na adolescência, que impressionaram ao mestre Adkins a ponto de apresentá-lo ao grande clarinetista Benny Goodman que conheceu algumas de suas composições. Benny Goodman recomendou que ele perseguisse com os estudos musicais pois, viu nele, potencial para um futuro promissor no mundo artístico. Acertou na mosca.
Conselho entendido, se matriculou na Carnegie Institute of Technology, onde cursou musica até 1942, seguiu para Nova York onde foi aceito pela prestigiosa Juilliard School of Music.
Foi convocado pelo exercito durante a II Guerra Mundial e, como membro da Air Force Band, trabalhou com o cantor Tony Martin. Depois da guerra foi contratado por Tex Beneke como pianista na banda de Glenn Miller , nessa época dirigida por sua viúva.
Em 1947, Mancini casou-se com Virginia O'Connor, vocalista da Banda de Miller que anteriormente havia trabalhado em dupla com Mel Torme e o seu grupo vocal The Mellolarks. Foi nesse período de sua vida que Mancini começou a compor. Com a canção "Soft Shoe Boggie" recebeu carta branca para se filiar à ASCAP (American Society of Composers And Performers) que anos mais tarde daria o nome do compositor a uma das mais importantes premiações anuais para a classe de músicos.
Em 1952, Mancini musicou a trilha do filme dos comediantes Abbott e Costello, Lost in Alaska e com isso, as portas da Universal Estúdio lhe foram definitivamente abertas. Resultado, participou como compositor de mais de 100 filmes no período de sete anos. Graças a seu envolvimento no passado com a Glenn Miller Band, participou dos filmes mais conhecidos sobre o swing, “The Glenn Miller Story”, 1954) e “The Benny Goodman Story” (1956).
Foi com a musica “Peter Gunn” da trilha musical do filme do mesmo nome de Blake Edwards que, pela primeira vez, um compositor colocou e manteve uma canção de um filme, no topo das paradas musicais durante mais de dez semanas. Com “Peter Gunn” Mancini, ganhou vários prêmios entre os quais dois Grammys.
O coroamento de sua carreira, compondo para filmes, veio com a canção “Moon River” que compôs em 1961 em parceria com Johnny Mercer para o filme estrelado pela maravilhosa Audrey Hepburn, “Breakfast at Tiffany's”, uma das canções mais versionadas e consumidas em todo mundo. Mancini recebeu por este trabalho cinco Grammys e dois Orcars.
Outras colaborações exitosas com Blake Edawards foram "Days of Wine and Roses", 1962, "The Pink Panther", 1964, "The Great Race", 1965, "The Party", 1968, e "Victor/Victoria", 1982.
Henry Mancini faleceu vitimado por um câncer de fígado em 14 de junho 1994 com a idade de 70 anos. Sua morte abalou os aficionados pelo cinema e pela musica em geral, que o consideravam o ícone mais importante de sua geração.
Fonte - Wikipedia
Tradução - Humberto Amorim.

No comments: