Wednesday, April 22, 2009


22 DE ABRIL 1959 - DATA HISTÓRICA DO JAZZ.
O trompetista de jazz Miles Davis termina a gravação do disco mais célebre da história do jazz e um dos mais sublimes da musica popular : "KIND OF BLUE".
É do baterista Jimmy Cobb, que participou da histórica gravação, a frase que melhor define a atmosfera do álbum, para gerações de leigos e especialistas igualmente apaixonados: "Ele foi feito no céu".
O baterista que está atualmente com 80 anos, é o ultimo remanescente do grupo que gravou "Kind of Blue". Jimmy estará se apresentando em maio em São Paulo, com os integrantes da banda "So What Band" formada por discipulos de Davis, onde deverão tocar o repertório que, hoje, completa cinquenta anos.
A boa noticia é que edições comemorativas do cd estão em todas as grandes lojas brasileiras.
O cd foi gravado em duas sessões de gravação no dia 2 de março (faixas 1,2,3) e 22 de abril de 1959 (faixas 4,5,6) em Nova York, numa antiga igreja armênia que foi transformada em estúdio, "Kind of Blue" para muitos aficionados, é a maior expressão do jazz - pois nele se unem melodia e improvisação. "Kind of Blue" foi um perfeito exemplo de "jazz modal", no qual os solistas improvisam sem jamais perder de vista a linha melódica e a harmonia.
Além, de Davis e Cobb participaram da gravação o contra baixista Paul Chambers, os pianistas Bill Evans e Wynton Kelly e os saxofonistas John Coltrane e Julian "Cannonball" Adderley todos, supremamente entrosados. Quase todas as musicas foram gravadas numa unica tomada.
Miles Davis declarou que adorava quando todos improvisavam. A unica orientação que deu foi para que a bateria flutuasse em "Blue in Green".
Estima-se que até a presente data "Kind of Blue" tenha vendido 5 milhões de unidades no mundo inteiro. Mais importante que sua vendagem, contudo, é a sua influência. Tornou-se a biblia de grandes nomes do jazz como Quincy Jones que certa vez declarou: "Eu ouço "Kind of Blue" todos os dias. É o suco de laranja do meu café-da-manhã.
A maior definição do impacto causado pelo disco, foi dada pelo pianista Herbie Hancock, outro pupilo de Davis,: "Quem é tocado por essa musica muda para sempre.E se torna melhor do que é.
NOTA DO BLOG - No programa "Momentos de Jazz" deste domingo, a partir das 20h00 pela Radio Amazonas FM (http://www.amazonasfm.com.br/), apresentarei todas as faixas do célebre album, em homenagem especial, aos ouvintes aficionados do genero jazz.

No comments: