Wednesday, April 22, 2009

CHARLES MINGUS, O BRILHANTE TEMPERAMENTAL DO JAZZ.


O compositor, contra-baixista e pianista de jazz (virtuoso de primeira grandeza) Charles Mingus nasceu no dia 22 de abril de 1922 em Nogales, Arizona e foi criado em Watts, nos arredores de Los Angeles.

Inspirado por música gospel e Duke Ellington, Mingus estudou baixo e composição antes de se integrar em New York ao jazz nos anos quarenta, tocando com Louis Armstrong e Lionel Hampton entre outros.

Sua ascensão foi em princípios de 50, trabalhando com Charlie Parker, Miles Davis e Duke Ellington, quando se tornou um do poucos baixistas a ter seu próprio conjunto de jazz.

Com seus álbuns pioneiros "Pithecanthropus Erectus"(1956), "New Tijuana Moods"(1957) e "Mingus Ah Um"(1959), Mingus se estabeleceu como um dos compositores de jazz mais importantes do seu século. Além de escrever e executar composições de jazz, ele abriu caminho para a fusão da música clássica com o jazz, escrevendo longas peças, algumas das quais ainda não foram descobertas ou só foram executadas depois da sua morte. Suas brilhantes atuações com o contra-baixa acústico elevaram este instrumento a ponto de torna-lo um instrumento para solos.

Desacreditado com o modo com que as gravadoras lidavam com os músicos de jazz, Mingus formou sua própria gravadora e editora, que ficou conhecida como "Jazz Workshop" voltada para músicos aspirantes e onde ele também utilizava o piano.

Conhecido pelo temperamento difícil, Mingus despedia os músicos sem hesitação se eles não atendessem aos padrões exigidos, entrando em conflito com muitas figuras proeminentes do jazz. Depois de ser rejeitado no Monterey Jazz Festival em 1965, Mingus se afastou das apresentações, só voltando em 1969.

No começo de 70 Charles Mingus ensinava composição na SUNY-Buffalo e preparava uma autobiografia. Ao longo dessa década Mingus compôs com freqüência ao passo que tocava cada vez menos.

Em 1977 ele foi diagnosticado como portador de uma desordem nervosa Esclerose Lateral Amniotrópica, mais conhecida como Doença de Lou Gehrig. Eventualmente limitado a uma cadeira de rodas e incapaz para tocar piano, Mingus continuou criando idéias novas em seu gravador até vir a falecer no dia 5 de janeiro de 1979 em Cuernavaca, México.

Suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, enquanto músicos e aficionados do jazz no mundo todo lamentaram a perda desse grande compositor americano.

Recomendo a audição de:
1955
Mingus at the Bohemia (live)
Debut/OJC
1956
Pithecanthropus Erectus
WEA
1957
Tijuana Moods
Classics
1959
Blues and Roots
Rhino
1959
Mingus Ah Um
Columbia
1977
His Final Work
Point
Fonte - Clube do Jazz
Nota do Blog - Aproveito para homenagear aqui, o talento de um excepcional contra-baixista amazonense, o musico Roger Vargas que atua em vários grupos mas, principalmente, na banda jazzistica "All That Jazz".

2 comments:

Luciana said...

Olá, jazzófilo Humberto Amorim!

Gostaria de agradecer pelo CD Big Bands Originals. Estou apreciando cada música. É bom escutar outros subgêneros do Jazz - como o Dixieland - que existe neste CD.

A primeira faixa Stormy Weather é perfeita para se escutar nessa mudança climática de Manaus. Especialmente esta faixa me fez lembrar dos desenhos de Hanna & Barbera -> TOM & JERRY. A propósito Amorim, gostaria de sugerir para o programa Momentos de Jazz um
scedule dedicado a Cartoons, Séries e Filmes. Isto iria estimular a curiosidade dos jazzófilos e também mostraria que Jazz é tão popular quanto os jogos de xadrez (todos gostam) apresentados nestes gêneros.

A primeira música sugerida no gênero Cartoons seria de Louis Jordam - Is you Is or Is you ain't my baby (Tom & Jerry).

Abraços a todos!

att.: Luciana

humberto amorim said...

Luciana,

Obrigado pelo comentário e sugestão. Sua resposta está na postagem Desenhos animados ,jazz e otras cositas de hoje.
grande abraço e desfrute o seu cd.
Humberto