Saturday, April 25, 2009

AGOSTINHO DOS SANTOS, A VOZ DA NOVA MPB.

Agostinho dos Santos nasceu em São Paulo no 25 de abril de 1032, foi um compositor e cantor brasileiro que tinha uma das mais belas vozes da MPB
Foi crooner de orquestra, trabalhou nas rádios América e Nacional. Em 1955 foi para o Rio de Janeiro cantar com Ângela Maria e Sílvia Teles na Rádio Mairynk Veiga e gravou, no ano seguinte, o LP "Uma Voz e seus Sucessos", com músicas de Tom Jobim e Dolores Duran. Foi intérprete no filme "Orfeu do Carnaval", de Marcel Camus, com trilha sonora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que lhe rendeu dois grandes sucessos: "Manhã de Carnaval" (L. Bonfá/ Moraes) e "A Felicidade" (Jobim/ Moraes). Nos anos 50 e 60 ganhou prêmios e atuou como compositor, além de cantor.
Participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York (1962) com o conjunto de Oscar Castro Neves. Teve uma rápida passagem pelo rock'n'roll nos anos 50, gravando "Até Logo, Jacaré", versão de Julio Nagib para "See You Later, Alligator", de Bill Halley & His Comets.
As duas vozes masculinas mais bonitas da MPB surgidas nos anos 50 foram as de Cauby Peixoto e Agostinho dos Santos. Se o primeiro ainda é lembrado até hoje, Agostinho não teve a mesma sorte, pois ao falecer num acidente de avião, em 1973, aos 41 anos de idade, e acabou tendo sua memória atropelada pela música engajada que se fazia no Brasil de então, longe do romantismo e da delicadeza de seu estilo. Com uma voz suave, muito bem colocada e de boa potência, o cantor paulista começou gravando - como todos os seus contemporâneos - um repertório eclético. Mas sua veia romântica era mesmo a mais forte e mais pertinente ao seu timbre.
A coletânea "Pérolas", que a Som Livre lançou em 2000, resgata sua fase RGE (de 1958 a meados dos anos 60), na qual gravou seis preciosos LPs.
Excursionou pela Europa e faleceu em Paris, em tragico desastre aéreo nas imediações do Aeroporto de Orly no voo da Varig 820.
Nota do Blog -O unico Álbum que tenho dele, o cd "Agostinho" é puro Bossa Nova. É um álbum clássico, luxuoso e de capa dupla contendo as letras. As composições, em sua maioria, são de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli. Este disco eu estou postando mais a título de indicação. Ele foi relançado a pouco tempo atrás em cd e pode ser encontrado com facilidade no site da Som Livre, por apenas 10 reais.


Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.

No comments: