Tuesday, April 07, 2009


MINHA ALMA CANTA, JAZZ.
O programa radiofônico "Momentos de Jazz" foi ao ar pela primeira vez, em Manaus, na noite do 7 de Abril de 1995 pelas ondas da Radio Amazonas FM - 101,5 - (http://www.amazonasfm.com.br/) no dia do nascimento de Billie Holiday, minha musa inspiradora e a maior icone e diva do jazz de todos os tempos.
Foi idealizado por mim como um sonho que foi concretizado aos troncos e barrancos e é, desde os primordios, veiculado através das ondas da Radio Amazonas Jazz Fm -101,5 - sempre aos domingos de 20h00 as 22h00.
Meu alvo foi proporcionar mais esta opção de genero musical aos ouvintes das radios em Manaus que, até então, não tinham acesso ao genero, e a grande maioria achava que "jazz music" era aquela que tocavam nos cursos das academias de ginástica.
O programa é dividido em quatro blocos. Em cada bloco é apresentado um cd (um inédito por programa) e eu falo somente uma vez, depois dos comerciais, para explicar sobre a trajetória do cantor(a), dos musicos e os fatos curiosos que caracterizam certas gravações.
Por exemplo, a canção ""Teach Me Tonight", que foi gravada pela primeira vez em 1953 por três cubanas do grupo harmonico, "The Castro Sisters", que acaou se tornando um classico do Great American Songbook e já foi gravada por mais de 20 cantores, inclusive Amy Winehouse no inicio da carreira.
É uma experiencia inédita no radio brasileiro, focada exclusivamente na "jazz music". Como resultado, depois de 14 anos, o programa criou personalidade com um grande numero de ouvintes e admiradores.
No Orkut existem duas comunidades "O jazz de Humberto Amorim" e "Momentos de Jazz", esta ultima criada por uma ouvinte do programa, onde, todos os sabados os ingredientes do repertório domenical são devidamente postados.
No meu blog http://www.humbertoamorim.blogspot.com e também no blog do jazzófilo e entusiasta do programa Rogelio Casado, http://www.rogeliocasado.blogspot.com o repertório também é publicado no domingo pela manhã.
Os parceiros são valiosos e, figuram na lista de indispensáveis colaboradores, Rogélio Casado, HDias, Sarah Paixão, Ray Aureo, Benna Lago, Sky Rodrigues,Sandro Abecassis, Rosely Pinheiro, Nicholas Artanis, Sofia Amorim Nelson,Nicolle Amorim Nelson e meu trapezio e minha indispensável mulher e cúmplice de todas as horas, Luiza Fernandes.
Desde a saida de cena de Frank Sinatra em 14 de Maio de 1998, sempre no último domingo do mês, é prestado um tributo ao grande interprete durante as duas horas do programa com as musicas gravadas por amigos,admiradores e pelo proprio "The Voice".
No programa de celebração dos 14 anos de exitosa existencia do programa, no domingo 12 de Abril, vou preencher as duas horas do programa com a musica de Billie Holiday e sortear entre os ouvintes que telefonarem para o estudio da Radio Amazonas (092-32165504) vários cds da propria Billie, Frank Sinatra e outros cantores e musicos de jazz.
Este trabalho se concretizou e permanece pela vontade de Deus e graças ao apoio familiar, amigos, colegas e ouvintes apreciadores do genero fenomeno do século XX, o jazz.
NOTA DO BLOG - A arte da logomarca dos 14 anos do programa que vai aparecer nas camisetas comemorativas, foi bolada pel meu talentoso amigo Ernesto Costa, diretor da Oana Publicidade em Manaus.

No comments: