Monday, April 06, 2009

GERRY MULLIGAN, O SAX-BARÍTONO DO JAZZ.



Gerry Mulligan, impetuoso musico de jazz , nasceu em 6 de Abril de 1927 em New York e, muito embora, na condição de saxofonista-barítono e compositor, seja conhecido como uma das principais figuras do cool-jazz, transitou em várias outras escolas, como atestam suas colaborações com Thelonious Monk, Ben Webster, Coleman Hawkins e Paul Desmond.
Em termos instrumentais, ninguém no jazz representou melhor o sax-barítono que Mulligan. Mulligan aprendeu piano e instrumentos de sopro enquanto adolescente e aos 17 anos escrevia arranjos para a banda de rádio de Johnny Warrington.
Cresceu na Filadélfia, e violtou para New York com 19 anos para participar como arranjador da banda do baterista Gene Krupa.
Nos anos seguintes realizou trabalhos para as bandas de Claude Thornhill, Kai Winding e Stan Kenton; mas seu momento mais marcante foi como músico no noneto de Miles Davis em 1949 e 1950 nas gravações de “Birth Of The Cool”.
Mulligan cresceu significativamente como músico de jazz quando, depois de se mudar para o Los Angeles em 1952, criou um quarteto sem piano que incluia o trompetista Chet Baker. A falta de direção harmônica requeria uma excepcional interação entre Mulligan e Baker e nas outras formações do quarteto com Art Farmer e Bob Brookmeyer,continuou criando uma nova textura no jazz dos anos 50.
Por causa do seu interesse em realizar arranjos para grandes conjuntos, após os anos 60 Mulligan liderou grupos que contavam com 13, 14 e até mesmo 20 instrumentistas.
Radicado em New York, realizou excursões na Europa e Japão, cimentando sua reputação como grande arranjador e como referência na execução do sax-barítono.
Mulligan morreu em 19 de janeiro de 1996, aos 68 anos em Darien, Conn., devido às complicações causadas por uma cirurgia de joelho.

No comments: