Friday, April 24, 2009


JOE HENDERSON, UM OHIOAN FORMIDÁVEL.

O saxofonista tenor de jazz Joe Henderson nasceu no 24 de abril de 1937 em Lima, uma pequena cidade do Estado de Ohio, que fica entre Dayton (onde nasceram os irmãos inventores do avião, para os americanos e, o magnífico compositor de jazz Billy Strayhorn) e Toledo. Passou a adolescência por lá, juntamente com os seus 14 irmãos. No ensino médio começou a escrever arranjos para a banda da escola e pouco tempo depois para algumas bandas da cidade. Foi um professor de musica, na igreja, que o apresentou para o saxofone tenor.
Na Wayne State University em Detroit, onde foi estudar musica, conheceu Yusef Lateef e Donald Byrd que como ele se tornariam grandes jazzistas. No exercito entre 1960 e 1962, formou uma banda de jazz que entretinha as tropas baseadas no Japão e Europa.
De volta ao seu país conseguiu emprego no famoso clube de jazz Birdland em New York e passou a tocar com Dexter Gordon e outros músicos menos conhecidos.
Conheceu o trompetista Kenny Dorham que, impressionado com a musicalidade de Joe, agiu para que ele gravasse o primeiro disco pelo Selo Blue Note. O resultado foi o cd “Page One” (1963) que permanece até os nossos dias como um dos mais aclamados álbuns de jazz e onde a canção Blue Bossa se destaca.
Nos anos 80 a gravação ao vivo no Village Vanguard do cd “The State of the Tenor Live at the Village Vanguard” foi um marco na carreira do musico. Apesar da grandiosidade da gravação este trabalho permanece sem receber o merecido reconhecimento publico. Somente os aficionados do gênero o desfrutam a altura.
Nos anos 90 Joe recebeu múltiplos prêmios da Revista Down Beat e foi escolhido pelos leitores e critica especializada como o musico de jazz do ano e melhor saxofonista em 1992.
Seu primeiro disco tributo foi para o conterrâneo Strayhorn “ Lush Life: The Music of Billy Strayhorn” que vendeu mais de 450,000 no ano do lançamento em todo mundo e nos States 100,000 cópias. O segundo foi o cd “So Near So Far: Musings for Miles” que deu a ele o Grammy de melhor performance em jazz. O terceiro, o formidável cd “Double Rainbow: The Music of Antonio Carlos Jobim” em 1994, indispensável na cdteca dos apreciadores da musica brasileira lida em jazz.
Gravou em 1997 seu ultimo disco “Porgy and Bess” antes do AVC que o imobilizou até Junho de 2001 quando faleceu em paz, em San Francisco na Califórnia.
Clique para degustar "Once I Loved " por Joe Henderson.
Fonte - The Jazz Club
Tradução - Humberto Amorim

No comments: