Saturday, April 04, 2009


ENTALOU? VINHO OU ÁGUA?

Os avanços da medicina preventiva na busca de efeitos protetores com a modificação de hábitos agressores modernos têm como objetivo maior a mudança no estilo de vida , mantendo a prioridade da atividade física e uso de substâncias naturais no sentido de equilibrar as células e mantê -las viáveis e saudáveis por um tempo maior, isto pode ser entendido como antienvelhecimento.
Os efeitos benéficos do vinho vêm sendo observados e difundidos na atualidade. As substâncias que existem na sua composição, têm efeitos que se encaixam nesta idéia de fornecer ao organismo de maneira simples e agradável os bioflavonóides, a quercitina e o reveratrol cujo princípio ativo não alcoólico mantém efeitos benéficos à saúde, quais sejam: proteção a doenças cardiovasculares; redução da agregação plaquetaria; inibição da oxidação do colesterol “ruim” o LDL, manutenção dos vasos desobstruídos e flexíveis, excelente ação antioxidante e potente atividade anticancerígena.
Bioquimicamente o vinho tinto de boa qualidade mantém estas características devendo ser ingerido sempre com água, intercalando no sentido de hidratar as células favorecendo a introdução do principio ativo.
O uso da água compondo a ingestão dos vinhos é importante para o aproveitamento bioquímico, acentua a percepção do sabor conferido por cada espécie de vinho e traz elegância à mesa.
O uso moderado e freqüente de 150 a 300ml de vinho tem efeito protetor, lubrificando nossas células. Nesse sentido, estes efeitos as tornam viáveis e saudáveis por muito mais tempo e isto interessa a todos nós, que historicamente idealizamos a fonte da juventude.
Fonte - Ana Maria de Oliveira Monteiro, médica nutróloga de Fortaleza,Ce.
NOTA DO BLOG - VINHO, PERFEITO COM ÁGUA!!!!
Humberto Amorim
Presidente da Sbav-Am
Gestão Bolsa Vinho 2007/2009.

No comments: