Monday, April 13, 2009


ROSA PASSOS, A DOUTORA DA MUSICA BRASILEIRA.
Baiana de Salvador, onde nasceu em 13 de abril de 1952, Rosa Passos estudou primeiro o piano e na adolescência, depois que entrou em contato com a obra de João Gilberto, fez sua opção pelo violão. Sua estréia em termos profissionais foi em 1968, na TV Tupi de Salvador.
Como compositora, participou na década de setenta de festivais de música, ganhando o primeiro prêmio em 1972 com "Mutilados".
Em 1979 lançou pela Chantecler o álbum "Recriação", que além de composições próprias tem outras em parceria com Fernando de Oliveira.
Nos anos 80, já residindo em Brasília, passou a investir em sua carreira profissional, mas só a partir do álbum "Curare" em 1991, é que ela deslanchou. É nele que Rosa Passos se aproxima do repertório de bossa nova, gravando nesse trabalho "Dindi", "A Felicidade", "Só Danço Samba" e outras.
Durante os anos noventa passou a gravar outros discos em tributo a grandes compositores brasileiros, bem como a mostrar seu trabalho como compositora de sambas, salsas e boleros.
Em 2004 lança, o cd "Amorosa", em homenagem ao seu ídolo João Gilberto, que já tinha sido lançado no exterior.
Em maio de 2008, a renomada Berkelee School of Music, uma das principais instituições culturais americanas, concedeu o titulo de "doutor" à algumas personalidades do meio musical. Entre os agraciados estavam o compositor canadense Howard Shore, Oscar de melhor trilha sonora de 2001 e 2003 pelos temas de "O Senhor dos Anéis"; Philip Bailey e Maurice White, integrantes do grupo "Earth, Wind and Fire"; e a cantora baiana ROSA PASSOS.
O jornal "The New York Times" e a revista "The New Yorker", elogiam os seus trabalhos, retulando-a como "João Gilberto de saias".
Infelizmente, todo este sucesso de Rosa no exterior ainda não se refletiu no mercado brasileiro. Os do contra dizem que é porque sempre lança discos por selos pequenos e trabalha na fronteira de dois generos "envelhecidos" - a MPB e o Jazz.
O cd "Festa", começou a espalhar o seu nome pelo mundo, o cd "Romance" a manteve nas primeiras porsições das paradas de jazz nos Estados Unidoas.
Persiste uma triste realidade. Esta magnifica cantora brasileira, com mais fama internacional, pelos seus méritos técnicos e artísticos, ainda não foi reconhecida no Brasil.

No comments: