Wednesday, May 13, 2009

MAXINE SULLIVAN, LADY JAZZ DE PRIMEIRA GRANDEZA.


A cantora de jazz e trombonista Maxine Sullivan nasceu no 13 de maio de 1911, e infelizmente para nós, gravou menos do que deveria durante sua brilhante trajetória musical. Fez muito sucesso durante a “era do swing” e alguns anos mais tarde.
Maxine teve pouco ensino formal em musica e foi descoberta cantando na Benjamin Harrison Literary Club em Pittsburg pela pianista Gladys Mosier. Mosier era, no final dos anos 30, conhecida do pianista Claude Thornhill. Apresentou Maxine para ele que a tornou sua “protegida”. Gravou primeiramente em 1937, acompanhada pela big band do pianista. Na mesma época começou a trabalhar como vocalista no The Onyx Club em New York. Foi lá que ela forjou a parceria musical e pessoal com o baixista John Kirby com quem acabou se casando. Kirby havia trabalhado para Fletcher Henderson e também para Henry Red Allen.
O tempo que passou com Kirby, foi para Maxine, de bênçãos e atribulações. Produziu uma gravação de sucesso com versão swingada de uma canção escocesa típica intitulada “Loch Lomond.” Infelizmente isso a “tipificou” e ele ficou dependente em outras performances na mesma linhagem em gravações subseqüentes, apesar de seu talento para adaptação em outras formas musicais como pop e jazz.
Seu estilo cool, suave, sutil, intimista e repleto de swing ficou registrado nas belas canções “Nice Work If You Can Get It,” “Blue Skies,” “St Louis Blues,” e “Stop Your Breaking My Heart.”
Em 1940 em parceria com Kirby ela veiculou um programa radiofônico “Flow Gently Sweet Rhythm”. Foi o primeiro casal de negros a apresentar o próprio programa semanal de radio.
No final da década de 40 gravou com as bandas de Teddy Wilson, Benny Carter, e Jimmie Lunceford belíssimas baladas. Entre 1955 e 1956 suas gravações foram escassas pois dedicou-se à outras áreas de interesse como o aprendizado do trombone de vara com o qual ela se apresentou em vários concertos em 1958. Foi então que decidiu dar um tempo na carreira voltando-se inteiramente à enfermagem, até 1966.
Voltou à ativa em 66 participando de festivais na companhia do novo marido, o pianista Cliff Jackson e assim permaneceu até 1986 dividindo lugar nos palcos de Doc Cheatham a Scott Hamilton. A ultima gravação em concerto aconteceu durante o The Fujitsu-Concord Jazz Festival realizado em Tokyo em Setembro de 1986.
Maxine Sullivan participou dos filmes “St. Louis Blues,” e “Going Places,” neste ultimo na companhia de Louis Armstrong. No palco foi vista em cena em “Swingin’ the Dream,” em 1939, e “Take A Giant Step” em 1953. Em suas ultimas aparições em concerto esteve na França em 1984 e na Suécia várias vezes, no inicio de 75 e final de 84.
Faleceu em paz em abril de 1987, oito meses após ter gravado sua derradeira aparição em concerto durante o “Fujitsu Concord Jazz Festival”.
Foi induzida no Big Band and Jazz Hall of Fame em 1998.
Clique para ouvir Maxine em "One Hundred Years from Today" musica que recebeu a assinatura definitiva da cantora.

Fonte/Reference - AAJ
Tradução - Humberto Amorim

1 comment:

Christian Camilo said...

oi queria deixar uma sugestão
escute o trabalho deste pianista
www.rodrigoandreiuk.com
o cara é foda!
acho que vai gostar
valeu!