Saturday, May 02, 2009

ATAULFO ALVES, PRIMEIRO CANTOR NEGRO A FAZER SUCESSO NO BRASIL.

Ataulfo Alves nasceu na pequena cidade de Miraí no interior de Minas Gerais no 2 de maio de 1909. Foi o primeiro negro a entrar, para ser homenageado, pelo sucesso que fazia como compositor e cantor, no fechadissimo Clube Miraí, da elite do municipio, até então frequentado exclusivamente por brancos.


Ataulfo notabilizou-se como compositor de "Mulata Assanhada", "Atire a Primeira Pedra", "Meus Tempos de Criança", "Miraí" e muitos outros sucessos.


Mirai que hoje tem apenas 13 mil habitantes, era um municipio próspero mantido pelo economia gerada nas plantações de café. A divisão racial imposta pelos barões do café era rigida: os brancos ricos mandavam e os negros obedeciam atuando como empregados domesticos ou trabalhando nas plantações.

O Alves no seu nome herdou dos donos da fazenda, como rezava o custume da época, onde trabalhavam e moravam seus pais e ele nasceu e se criou.

Antes da fama e de ser eleito pelo colunista social Ibrahim Sued de "O Globo" entre os dez mais elegantes homens do Rio foi condutor de bois, lavrador, carregador de malas, menino de recados, engraxate e atendente de farmácia.

Chegou no Rio com 16 anos e foi morar na zona norte, onde começou a frequentar rodas de samba. No final dos anos 30, já era um autor de sucesso.

Os restos mortais de Ataulfo estão sendo trasladados do Rio para Miraí, "seu torrão tranquilo e sereno" para descansar em paz, 40 anos depois de sua morte como parte das celebrações do centenário de seu nascimento.

No comments: