Wednesday, May 06, 2009

SELVA!!!! SELVA!!!!! SELVA!!!!!!!
Nesta quinta-feira a partir das 19h40 (hora Manaus) ao vivo pelo Amazonsat canal 44 (aberto), Net canal 13 (fechado) e via internet (http://www.amazonsat.com.br/) será discutido o Centro de Instrução de Guerra na Selva - CIGS, reputado como o melhor centro formador de guerreiros de selva do mundo, com o Coronel Comandante George da Silva Divério.
O CIGS foi criado por oficiais brasileiros formados nos Estados Unidos e na Escola das Américas no Panamá , e serviu para o treinamento de soldados da Brigada de Infantaria Páraquedista do Rio de Janeiro . Segundo o Coronel Divério, o CIGS já formou mais de 4075 guerreiros da selva dos quais 398 foram estrangeiros, com uma média de 60 alunos por estágio.
Em 1970, sob o governo de Emílio Garrastazu Médici, o Centro passa a se chamar Centro de Operações na Selva e Ações de Comandos (COSAC), antes de voltar a se chamar CIGS em 11 de janeiro de 1978, no final do mandato do General Geisel .
Em 7 de dezembro de 1999, o CIGS passou a se chamar Centro Coronel Jorge Teixeira, em hora a seu fundador.
Antes da criação do Centro, o Coronel Art Jorge Teixeira de Oliveira participou de um estágio na Jungle Operation Training Center de Fort Sherman, no Panamá .
É muito provável que os idealizadores da escola de Manaus se inspiraram também no Centro de Instrução de Pacificação e de Contra-Guerrilha de Arzew, que foi um local de formação privilegiado de oficiais estrangeiros durante a guerra da Argélia, e notadamente de militares portugueses, os quais, por razões tanto históricas como linguísticas, sempre mantiveram relações estreitas com seus colegas brasileiros.
Segundo especialistas no assunto, o Centro é uma cópia do Fort Brag, o centro norte-americano de treinamento de forças especiais, oficiais brasileiros, chilenos, argentinos e venezuelanos.
O capitão Bernard Legrand, do segundo regimento estrangeiro de paraquedistas (Legião Estrangeira), e também o coronel Thiebault, nomeado em 2003 chefe do estado maior do comando da Legião Estrangeira, participaram do curso e receberam o diploma da escola de selva de Manaus
Conto com tua audiência e participação.
Humberto Amorim

No comments: