Thursday, May 21, 2009

FATS WALLER, O PRIMEIRO ORGANISTA DO JAZZ.
O pianista, organista, vocalista e compositor Thomas "Fats" Waller nascido em New York no 21 de maio de 1904, tocava piano stride com sofisticação, influenciando pianistas estilisticamente diferentes como Art Tatum, Thelonious Monk, Bud Powell e Joe Zawinul.

Contam que até Basie tomou lições com Tatum. Mas o seu tempo musical mesclado com vocais humorísticos o fizeram popular para platéias que na maioria não conheciam a grandeza das suas habilidades musicais.Embora se apresentasse como uma figura cômica, Waller enquanto jovem, estudou com Leopold Godowsky e teve aulas na Juilliard School. Ele é hoje mais conhecido pelas suas composições "Honeysuckle Rose" e "Aint Misbehavin", que se tornaram populares nas interpretações de Louis Armstrong e Cab Calloway.

Waller também tem sua importância como o primeiro grande organista do jazz. Waller mostrou bastante coragem musical, quando aos 15 anos se tornou organista do Lincoln Theater, fato esse que desapontou seu pai, ministro de igreja, na esperança do filho continuar o seu caminho.

Depois estudou piano com James P. Johnson que lhe ensinou como fazer rolos para piano. As primeiras gravações foram "Muscle Shoal Blues" e "Birminham Blues", em outubro de 1922. Durante sua breve carreira colaborou com Alberta Hunter, Sidney Bechet, Jack Teagarden e Fletcher Henderson.

Nos anos trinta, Waller montou sua base em New York e viajava constantemente para a Costa Oeste e Europa. Como resultado da sua imensa popularidade, progressivamente aumentou suas excursões e gravações até os últimos anos de vida.

Ele atuou em três filmes, inclusive "Stormy Weather" tendo como parceira a jovem Lena Horne. O seu estilo pouco saudável de vida e a tensão deixada pelas dificuldades causadas pelas batalhas judiciais, o sucumbiram através de uma pneumonia, contraída num trem quando voltava a New York.

Fats Waller faleceu em dezembro de 1943 quando tinha apenas 38 anos de idade.
Fonte - Clube do Jazz

No comments: