Wednesday, May 13, 2009

RED GARLAND, O FRED ASTAIRE DO PIANO JAZZ.

O pianista de “hard bop jazz” William "Red" Garland nasceu no 13 de maio de 1923 em Dallas,Tx e devido ao seu estilo block chord inspirado em Milt Buckner, influenciou vários pianistas da nova geração na tradução do idioma jazz e foi considerado como o Fred Astaire da genero piano jazz por jamais errar uma nota.
Ele nasceu em uma família não-musical, mesmo assim, desde cedo demonstrou interesse pela musica. Começou estudando a clarineta e o saxofone alto mas em 1940, mudou os estudos para o piano. Garland praticava sem parar e rapidamente tornou-se um pianista proficiente.
Ironicamente, adotou uma atitude incomum entre pianistas ao aventurar-se, por um certo período de sua vida, à pratica do box na categoria peso pena. Felizmente, suas mãos não foram afetadas em nenhum momento. Chegou a lutar contra o jovem Sugar Ray Robinson antes de se despedir em definitivo da aventura e se dedicar inteiramente a carreira de musicista.

A marca registrada de Garland foi a técnica da “block chord”, uma manobra comumente utilizada hoje em dia no piano jazz, mas que naquela época era considerada singular quando os primeiros métodos foram desenvolvidos por pioneiros como George Shearing e Milt Buckner.


Garland construia os “block chords” utilizando três notas musicais na mão direita e quatro com a mão esquerda , sendo que a mão direita permanecia com uma oitava acima da esquerda. A mão direita tocava a melodia em oitavas com uma perfeita quinta colocada no meio da oitava (uma quinta acima da nota mais baixa de oitava) até mesmo quando a harmonia parecia perdida. Porem o método “block Cord” de Garland diferenciava de Shearing por não modificar as posições ou inversões até a mudança de nota ocorrer. Este estilo com quarto notas na mão esquerda foi depois associado ao grande pianista Bill Evans.

Passada a II Guerra Mundial Garland tocou com Roy Eldridge, Coleman Hawkins,Charlie Parker e Lester Young.
No final da década de 40 excursionou com Eddie Vinson na mesma época em que John Coltrane fazia parte da banda. A sua inventividade e criatividade jamais deixaram de florecer ainda que permanecesse na obscuridade. Em 1955 tocando no Quinteto de Miles Davies ele acabou sendo influenciado por Ahmad Jamal e Walter Bishop que acompanhava Charlie Parker, e finalmente conheceu a fama ao lado de Trane, Paul Chambers e Philly Joe Jones. Foi este quinteto que gravou pela Prestige os famosos álbuns, Workin, Steamin', Cookin', e Relaxin” , que acabaram por influenciar, mais que qualquer outros discos avant-garde da época, o movimento Free Jazz.
Garland também participou das gravações dos cds 'Round About Midnight e "Milestones" que marcaram o periodo Miles na Gravadora Columbia.

Em 1958 Garland formou o seu trio. Gravou com vários músicos, entre eles, Pepper Adams, Nat Adderley ( irmão de Cannonball Adderley), Ray Barretto, Kenny Burrell, Eddie "Lockjaw" Davis, Jimmy Heath, Harold Land, Philly Joe Jones, Blue Mitchell, Ira Sullivan, e Leroy Vinnegar. O trio tamb;em gravou em forma de quinteto com John Coltrane e Donald Byrd.

Durante os anos 69 Garland parou de tocar devido a “British Invasion” que causou uma queda drástica na popularidade do genero jazz.

Voltou para o Texas no final dos anos 70 e gravou em 1977 com Philly Joe Jones e Ron Carter o cd ”Crossings”.


O seu estilo “block chord” e gravações clássicas de jazz irão permanecer como seu maior legado.

Faleceu vitima de um ataque cardíaco em 1984.
Clique para ouvir Red Garland ao piano


References/Fontes
Nisenson, Eric (1996). Round About Midnight - A Portrait of Miles, updated edition. Da Capo Press,Wikipédia.
Simpson, Joel (1996). "Red Garland Biography (1923–1984)".


Tradução - Humberto Amorim

No comments: