Monday, May 11, 2009

O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO "REI DO SWING".
As celebrações do 100º aniversário de Benny Goodman, o legendário clarinetista que faleceu em 1986, começaram com a união de grandes músicos e instituições musicais para criar uma celebração ao longo do ano de 2009 para o Rei do Suíngue.A celebração teve início com um encontro com a imprensa em Chicago, onde Goodman nasceu em 30 de Maio de 1909. O evento ocorreu na “Columbia College Chicago”.

A primeira apresentação comemorativa do centenário de Goodman foi com o “Chicago Jazz Ensemble”, tendo como convidado especial Paquito D’Rivera, comemorando o 70º aniversário do famoso concerto de Benny Goodman no Carnegie Hall em 1938.
“Esta celebração é um tesouro dos Estados Unidos” declarou Phoebe Jacobs, vice-presidente executivo da “Louis Armstrong Foundation” e presidente do “Benny Goodman Centennial Committee”. “As big bands, a era do suíngue e Benny Goodman representam uma das maiores eras musicais da história. É interesse dos parceiros que estão participando da organização que seja um ano completo , em que o povo lembre da grandeza de Benny Goodman e de sua música.”
O verdadeiro nome do clarinetista e “band leader” era Benjamin David G. Goodman. Elevou o "jazz" à categoria de música clássica e foi o primeiro músico deste gênero a atuar no Carnegie Hall de New York, em 1938.
Integrou músicos negros em sua orquestra, caso de Lionel Hampton, rompendo com os preconceitos raciais dominantes na época.
Seu êxito ocorreu em pleno apogeu da "era do swing", da qual foi considerado rei. O swing era um subgênero do jazz que, interpretado por grandes orquestras (entre as quais a de Benny Goodman triunfou), atraiu muitos espectadores entre 1934 e 1950.
Durante esse período foi sem dúvida a mais célebre "big band", e os momentos mais esperados de seus concertos eram os solos de clarinete do líder. Goodman tocou também em pequenos conjuntos após a dissolução de sua orquestra.
Sua participação no âmbito da música clássica, com interpretações dos concertos para clarinete de Mozart, levou-o a alcançar um outro tipo de público.
Entenda melhor este texto clicando abaixo para curtir Benny com Lionel swingando sem medo de ser feliz.
http://www.youtube.com/watch?v=jEmK9qFB1Y0


Fonte – Jazztimes & All About Jazz

No comments: