Monday, May 18, 2009

KAI WINDING, O TROMBONE DE VARA DO BEBOP.
O jazzista Kai Chresten Winding nasceu no 18 de maio de 1922 em Aarhaus na Dinamarca. Foi um dos mais talentosos trombonistas de jazz e seu nome consta entre os pioneiros da musica be-bop.
Iniciou a carreira tocando na banda de Shorty Allen, em seguida com Sonny Durham e Alvino Rey. Depois da II Guerra Mundial trabalhou nas orquestra de Benny Goodman e Stan Kenton. Aliou-se para gravar com relativa freqüência com os grandes nomes do do be-bop ou “novo jazz”, inclusive teve participação no grupo que gravou com Miles Davis o famoso álbum “The Birth of the Cool”.
Mas, somente a partir da parceria musical que manteve com J.J. Johnson, outro grande trombonista de jazz, é que começou a experimentar grande sucesso e fama. O disco Jay & Kay (Savoy) é o resultado mais marcante deste famoso duo.
Integrou a comitiva dos “Giants of Jazz” que excursionou pelo mundo promovendo o gênero jazz e freqüentemente dividiu o palco com Dizzy Gillespie, Sonny Stitt, Art Blakey e Thelonious Monk entre tantos outros.

Faleceu em Nova York em 1983.

Trombonist Kai Chresten Winding (pronounced ki-win-ding) was born on May 18th, 1922 in Aarhaus,Denmark and was one of the founding fathers of be-bop music and truly one of the finest-ever jazz trombonists.
As a sideman to bop’s reigning kings – Fats Navarro, Miles Davis, Charlie Parker, Dizzy Gillespie and Tadd Dameron – he was more a bridesmaid than a bride.He came to the United States with his family in 1934. In 1940, he made his professional debut as trombonist with Shorty Allen’s band. He played with the bands of Sonny Dunham and Alvino Rey before joining the U.S. Coast Guard during World War II. After becoming a civilian in 1945, he worked with Benny Goodman’s highly popular band and moved onto Stan Kenton’s orchestra, where he helped defined the brassy Kenton sound and, quickly became a featured soloist. Thereafter, he hooked himself up with a number of emerging stars of be-bop, the “new jazz,” and recorded prolifically – most notably, as part of one of the nonets featured on the historic "The Birth of the Cool" (Capitol/1949).
Winding recorded and performed prolifically during the 1950s, behind a number of significant and popular soloists such as Sonny Stitt, Billy Eckstein, Neal Hefti, Woody Herman, Chris Connor, Sylvia Syms.
Still, the trombone was considered an unusual instrument to lead a combo. So it was with prescient oddity that in 1954, producer Ozzie Cadena proposed the marriage of two trombones – Winding’s quick-witted mellifluousness with fellow trombonist J.J. Johnson’s hard-edged angularity. The two leaders clicked together musically right away (check out Savoy's JAY & KAI) and, surprisingly, became a hugely popular club attraction and critical favorite. Jay and Kai - or “Kai and Jay” or “J.J. & K” or “J & K” or any other of a number of other combinations - was born.
By the early 1970s, Kai Winding toured extensively with The Giants Of Jazz, featuring such old comrades as Dizzy Gillespie and Sonny Stitt and legendary masters Thelonius Monk and Art Blakey. He was also caught on a series of records which captured the 1972 Newport in New York Festival, reuniting with such early cohorts as Billy Eckstein, Flip Phillips and Zoot Sims.

Unfortunately, after a long and artistically fulfilling career, Kai Winding succumbed to a brain tumor in a New York hospital on May 6, 1983, just shy of his 61st birthday.


Reference/Fonte - Wikipedia

Tradução - Humberto Amorim

1 comment:

Luciana said...

Pequeno Manifesto sobre a Mudança de Horário do Programa Momentos de Jazz Olá, Humberto Amorim!

Deixo aqui o meu manifesto sobre a mudança de horário do Programa "Momentos de Jazz" que futuramente passará para o horário do almoço. Os motivos que vão de encontro a este horário são :

I)Como irei gravar os clássicos do Jazz já que na hora do programa estarei almoçando com a família? II)Essa mudança de horário não diminui as chances de seu programa , H. Amorim, entrar no livro do Guinness Book ? III)Como irei escutar a música homenageando o Botafogo (ao vivo), uma vez que os jogos se
realizam depois do almoço?
Para mim o som enigmático do jazz (principalmente do saxofone) é transmitido mais suavemente à noite,ou seja, Jazz for Dinner. O lado bom é que outros novos ouvintes possam conhecer seu programa H. Amorim e deleitassem-se(como eu fiz e talvez, espero continuar - até me adaptar ao novo horário ).

Não espero que você me explique essa mudança, mas que perceba que alguns ouvintes sentirão saudades das noites que você , H.Amorim, declamava autênticas histórias do jazz acompanhadas de grandes intérpretes tendo como base um saxofone, um piano e um violino.

Antecipadamente, peço desculpas pelas sinceridades aqui postadas.

Abraços!

att.: Luciana

ps. O item III apesar de não ter o estilo jazz na música serve para mostrar que também existem simpatizantes com a Estrela Solitária.