Friday, May 08, 2009


O cornetista, trompetista, band leader e compositor de jazz Ernest Lorin “Red Nichols” nasceu em Ogden, Utah, no 8 de maio de 1905 filho de um professor de música. Aos 12 anos juntou-se a banda de metais de seu pai tocando corneta.
Decidiu-se pelo jaz ao ouvir no fonógrafo os discos da Original Dixiland Jazz Band. Em 1923 foi para o leste tocar com a banda em Atlantic City, New Jersey, e fez de Nova York a sua base nos anos 20 e 30.
Em 1927, Red Nichols e a sua famosa banda Five Pennies fizeram sucesso com a musica "Ida, Sweet as Apple Cider", que permaneceu no primeiro lugar durante tres semanas.
Em 1942 Nichols foi para Califórnia, e continuou fazendo muito sucesso durante toda década de 50 com a Red Nichols And His Five Pennies, principalmente em Los Angeles e San Francisco.
Em 1959 Hollywood produziu The Five Pennies, filme biográfico de Red Nichols, estrelado por Danny Kaye no papel de Red Nichols. Todos os solos de trompete do filme foram de Nichols. O filme acabou recebendo quatro indicações para o Oscar. O tema musical da película "The Five Pennies" foi composta por Sylvia Fine, esposa de Danny Kaye. Nichols fez também uma rápida aparição no filme The Gene Krupa Story em 1959.
Com sua banda fez várias excursões pelos Estados Unidos e exterior até o final de seus dias.
Nichols faleceu de um ataque do coração em Las Vegas, Nevada em 1965.
Fonte -Wikipedia
Tradução - Humberto Amorim

No comments: