Tuesday, May 26, 2009

O MONSTRO SAGRADO DO JAZZ.
Miles Davis nasceu a 26 de maio de 1926 em Alton, Illinois, numa família de classe média, que se mudou para East St. Louis quando ainda era uma criança.

Já com dez anos Davis estava tocando trompete e pouco tempo depois estava participando da banda de sua escola e tocando em vários grupos do jazz local.


Quando tinha 18 anos, Davis viajou para New York estudar na famosa Julliard School of Music, mas cedo caiu na noite novaiorquina, freqüentando os melhores locais de jazz. Começou primeiro tocando com Coleman Hawkins e em seguida se juntou a Charlie Parker com quem gravou vários álbuns no final dos anos 40, em New York e Califórnia.Em 1948 Davis formou seu próprio noneto, que foi um grupo pioneiro e muito influente no desenvolvimento do cool jazz.


Depois de gravar em 1949 o clássico “Birth of the Cool”, Davis deixou a banda (que continuou sem ele) para se apresentar no Paris Jazz Festival e trabalhar com outros músicos.Durante o início dos anos 50, Miles Davis já viciado em heroína, realizou uma série de fracos álbuns dentro do contexto do hard bop desapontando a maioria dos críticos de jazz. Mas em 1955 ele largou a droga, assinou com a Columbia, e fez o seu retorno no prestigiado Newport Jazz Festival. Formando um novo quinteto com o saxofonista John Coltrane, Davis gravou diversos clássicos álbuns na segunda metade de 50, até o grupo se dissolver.

Ele voltou a colaborar com Gil Evans em vários projetos, onde ele experimentou o flugelhorn ao invés do trompete antes de retomar em 1958 um novo sexteto com John Coltrane (sax-tenor), Cannonball Adderley (sax-alto), Bill Evans (piano), Paul Chambers (baixo) e Philly Joe Jones (bateria). Foi com essa formação que Davis gravou seus mais famosos álbuns da fase do hard bop: “Milestones”(1958) e “Kind of Blue”(1959), os quais introduziram as improvisações modais no jazz.


O grupo encerrou suas atividades no começo doa anos 60.Em 1964 Davis formou um novo quinteto experimental, que contava com Herbie Hancock(piano), Wayne Shorter(saxes tenor e soprano), Ron Carter(baixo) e Tony Willians(bateria). Aos poucos o grupo foi trocando seus integrantes, mudando seu estilo, caminhando primeiro para o avant-garde e depois para o eletrônico.


Em 1969 lançou o jazz-rock ao gravar a obra-prima “Bitches Brew”, que foi o primeiro álbum de jazz a vender mais de um milhão de cópias. No começo dos anos 70, a produção de Davis se tornou cada vez mais acessível, com um jazz-rock carregado nas guitarras, keyboards e efeitos de estúdio.


Isso tudo fez com que se distanciasse mais ainda dos críticos de jazz.Em 1975, Miles Davis com a saúde abalada pelas drogas e o álcool, abruptamente anunciou sua retirada do cenário do jazz. Seis anos depois ele retornou com uma nova banda cujos arranjos funky pop continuaram a afastar os críticos e por outro lado ganhou um grande número de fãs e consumidores. Através dos anos 80 Davis excursionou e gravou inúmeros discos, até falecer em setembro de 1991 com a idade de 65 anos, deixando um grande e permanente legado ao mundo do jazz.
Click e desfrute da performance de Miles Davis, Paul Chambers, John Coltrane, Gil Evans em " So What" do antológico cd "Kind of Blue"

http://www.youtube.com/watch?v=X8QhjwVy7Ng
Fonte - AAJ

No comments: