Saturday, May 09, 2009

KURT ELLING PRESTA TRIBUTO À COLTRANE E HARTMAN.
No próximo dia 23 de junho, o cantor Kurt Elling, lançará o álbum “Dedicated To You: Kurt Elling Sings The Music Of Coltrane And Hartman”, seu segundo álbum pela Concord Jazz.

A gravação feita ao vivo ocorreu em janeiro deste ano em Manhattan como parte da série “Songbook” de canções norte-americanas do Lincoln Center.


O novo projeto de Elling começou em sua cidade natal como uma ideia sugerida pelos amigos do Chicago Jazz Festival. Gostou da ideia , mas não se interessou simplesmente por reiterar o material já existente. Assim, questionou se poderia fazer ao seu modo.

O programa passou por várias fases, mas um aspecto era consistente : O desejo de Elling utilizar um quarteto de cordas , primeiro com um baixo acústico e depois com um trio de jazz completo liderado por Hobgood, seu antigo companheiro musical, pianista, que , também , é autor da maioria dos arranjos.


Elling convocou Ernie Watts para atuar no saxofone e o quarteto Ethel, e o grupo passou a excursionar com o projeto. A resposta para o programa foi maravilhosa e Kurt decidiu gravá-lo ao vivo em Nova York no “Allen Room” no Lincoln Center.


O disco inicia com uma interpretação introdutória de “All Or Nothing At All,” onde a interconexão entre o vocal de Elling e o saxofone de Watt referencia imediatamente o original de Coltrane/Hartman . Enquanto as inovadoras interpretações das canções tais como “Autumn Serenade” , “Nancy With the Laughing Face” e “You Are Too Beautiful” são exemplos definitivos de como se mantém a essência verdadeira de uma canção.


Quando você ouve aqueles grandes mestres , como Coltrane, e imagina o incrível presente que Deus deu para aquelas pessoas , não há exagero em enfatizar a importância deles para o mundo do jazz, do mundo em geral.
Taí um cd para chamar de seu.


Fonte : Downbeat

No comments: