Friday, May 01, 2009

SHIRLEY HORN, YOU ARE MY THRILL.
A pianista e vocalista de jazz Shirley Horn nasceu em Washington D.C no dia 1 de maio de 1934. A carreira de dela parece um filme de Hollywood. Um jovem gênio musical é descoberto por uma lenda do jazz, mas se afastou para criar a família, somente emergindo em seus anos maduros, como uma estrela, a seu modo e estilo.
Com a idade de 4 anos ela iniciou seu aprendizado em piano que consistia nos clássicos europeus, mas depois ela aprendeu o estilo de piano o fraseado vocal de Nat "King" Cole. Horn foi aceita na Juilliard, mas trancou o curso para estudar na Howard University.
Ela liderou o primeiro de seus combos em 1954 e alguns anos depois, Miles Davis ao escutá-la, a trouxe para se apresentar no Village Vanguard de New York.Em razão disso, gravou discos para os selos ABC-Paramount e Mercury, inclusive “Traveling Light” e “Horn With Horns”, ambos produzidos por Quincy Jones.
Mas, voltada para o desejo de criar melhor a sua filha, Horn se retirou da pesada vida que tinha com a carreira musical, optando por tocar e cantar perto de casa e gravar para selos europeus, em especial para o Steeplechase.
Em 1987, ela retomou sua carreira, assinando com a Verve Records para gravar o álbum ao vivo, “I Thought About You”. Entre seus outros lançamentos na Verve estão: “You Won't Forget Me”, um encontro com all-stars como Wynton e Branford Marsalis e Miles Davis em uma de suas últimas performances; e com a regência do maestro Johnny Mandel, “Here's To Life”.
Outro destaque são seus tributos a Ray Charles(Light Out of Darkness) e a seu grande amigo Miles Davis(I Remember Miles). Com sua emissão suave e sussurrante, fraseado claro e abundante, um piano envolvente, Horn permanece como uma das mais apreciadas e duradoras artistas de nosso tempo.
Faleceu em paz, cercada pelo carinho de sues familiares, em outubro de 2005.

Discografia
1961

Embers and Ashes
Stereo-Craft
1981

Violets for Your Furs
Steeplechase
1987

I Thought About You (live)
Verve
1988

Close Enough for Love
Verve
1990

You Won't Forget Me
Verve
1992

I Love You, Paris [live]
Polygram
1993
Light Out of Darkness (A Tribute to Ray Charles)
Verve
1998

I Remember Miles
Verve
2001

You Are My Thrill
Verve
2003

May the Music Never End
Fonte - Clube de Jazz.

No comments: