Tuesday, May 12, 2009

KLAUS DOLDINGER, THE JUJU MAN
O saxofonista, compositor e arranjador alemão Klaus Doldinger nasceu em Berlim no 12 de maio de 1936 e foi o fundador da mais famosa banda alemã de todos os tempos, formada em 1971: "Passport".
Esta banda foi também uma das primeiras a se voltar para experiencia em fusão do jazz com o estilo pop.
Os outros componentes além de Klaus (sax tenor, keyboard, voz ) eram Curt Cress (bateria e percussão), Kristian Schultze (teclados) e Wolgang Schmid (baixo e guitarra). A Banda era liderada por Klaus Doldinger, e inicialmente se chamou Klaus Doldinger´s Passport.
O músico começou a carreira musical no início dos anos 50, tendo estudado música e engenharia. Em 1962 fundou o Klaus Doldinger Quartet e com este gravou alguns discos. Quase no final da década de 60 começou a escrever trilhas sonoras, como a faixa-título de "Tatort", a série da TV Alemã de grande sucesso. Em 1971 Doldinger fundou a Banda Passport, a sua banda jazz, onde inicialmente Edo Lindenberg, o futuro apresentador famoso, era o baterista.
Um grande feito na carreira como compositor foi sem duvida a trilha sonora do filme "Das Boot", de Wolfgang Petersen que acabou recebendo um Oscar.
Os integrantes da Banda Passport são músicos de sólida formação instrumental que, fundiram experiências e influências do jazz, pop e até clássico, conseguindo assim realizar um trabalho de personalidade desde o primeiro disco ("Passport-Doldinger", 1971) , ao ponto de ter sido um dos grupos europeus de maior prestígio nos EUA.
Discografia:
Doldinger Back in New York - Deslumbrante!
Back to Brazil - Maravilhoso!
Blind Date - Sem Igual
Passport to Paradise - a must have.
Das Boot -Original filmmusik - imperdível
Work and Passion - só ouvindo!
Nota do Blog - THE JUJU MAN, foi um dos maiores sucessos na história da Banda Passport.
Clique abaixo para ouvir a trilha musical de "Das Boot" composta por Klaus.
Fonte - AAJ
Tradução - Humberto Amorim

1 comment:

Oubí Inaê Kibuko: Editor de Cabeças Falantes Online said...

Salve.

A menos que tenha sido lançado no exterior com outro nome e capa, você esqueceu de mencionar o album Infinity Machine, Atlantic - WEA, 1976