Monday, May 11, 2009

JOE "KING" OLIVER, O PIONEIRO DO NEW ORLEANS JAZZ.
O band leader e cornetista de jazz Joe King Oliver nasceu em New Orleans, Louisiana no 11 de maio de 1885. Oliver se tornou hábil na corneta, tocando nas principais "brass bands" da cidade no início do século entre as quais se destacaram a Eagle, Onward Brass Band e Olympia Band.
Em 1915, fez parte do conjunto do trombonista Kid Ory, e com o fechamento do bairro boêmio de Storyville em New Orleans, em 1917, emigrou para Chicago. Em 1920, formou a "Creole Jazz Band", e em 1923 , gravou em Chicago os primeiros discos de jazz no estilo puro de Nova Orleans. O conjunto das 39 gravações feitas para as gravadoras Paramount, Okeh e Gennett constitui o primeiro acervo importante do jazz como modo de expressão musical, conforme uma estética definida e reconhecível.
Nesse conjunto de gravações, estão as primeiras obras-primas do jazz. Em 1924, Louis Armstrong (segunda corneta) deixou a banda de Oliver. que foi aos poucos, se desfazendo. Dois anos depois, "King" Oliver passou a liderar os Dixie Syncopators, que duraram até 1928, quando o pianista Louis Russell abandonou o conjunto junto com outros Syncopators, para organizar sua própria orquestra.
A improvisação coletiva tramada em torno da linha mestra exposta pelas cornetas, num enredo contrapontístico livre, em que o trombone respondia de forma ritmo-melódica as frases da (s) cometa (s), de um modo que ficou conhecido como "tailgate style"; o clarinete ornamentava o tema principal, tudo por sobre um ritmo binário bem sincopado fornecido pelo contrabaixo ou tuba, a guitarra ou o banjo, a bateria ou instrumentos rítmicos caseiros, como a "washboard" ainda hoje usada pelos musicos do estilo "zydeco".
Doente, chegando a perder todos os dentes, King Oliver morreu em Savannah,Georgia em 1938, durante a depressão.
Clique abaixo para curtir o jazz original de Nova Orleans com a King Oliver Band
NOTA DO BLOG - O disco de 1923 (foto do post) foi passado para cd e está disponivel na amazon.com. Entre os musicos, o casal Louis Armstrong no trompete e Lil Armstrong ao piano.
Fonte - Clube do Jazz

No comments: