Sunday, May 03, 2009

JIMMY CLEVELAND, O TROMBONISTA DE JAZZ.

O trombonista de jazz Jimmy Cleveland nasceu no 3 de maio de 1926, em Wartrace, TN . Desenvolveu sua marcante, porem desprestigiada carreira, nos anos 50s, '60s, '70s, '80s e '90s
Brilhante "sideman", gravou apenas três albums de destaque: "Rhythm Crazy," "Introducing Jimmy Cleveland and His All Stars," "A Map of Jimmy Cleveland" nos quais assinou através de inesqueciveis solos e improvisos as canções: "Love Is Here to Stay," "Marie," e "Bone Brother"
Jimmy foi um excepcional trombonista que emergiu nos anos 50s e, caiu em total obscuridade, ao se deslocar para Los Angeles no final dos anos '60s. Coneçou a tocar trombone com a idade de 16 anos e seu primeiro emprego foi com Lionel Hampton (1950-1953).


Depois de excursão européia de Hampton em 1953, Cleveland ganhou fama e atuou como freelance em New York, participando de várias sessões de gravações de Dizzy Gillespie, Gil Evans, Oliver Nelson, Oscar Pettiford, Lucky Thompson, James Moody, e Gerry Mulligan).

Entre 1959 e 1960 voltou a excursionar pela Europa com o produtor e band leader Quincy Jones e, em 1967 tocou no octeto de Thelonious Monk até se mudar para Costa Oeste onde trabalhou na orquestra do show de televisão de Merv Griffin e clubes de jazz da area de Los Angeles até seus ultimos dias.


Jimmy Cleveland será sempre considerado como um dos musicos de maior talento técnico ao trombone do movimento bop.


Faleceu em paz em Agosto de 2008


Fonte - Scott Yanow, All Music Guide


Tradução Humberto Amorim

No comments: