Friday, January 22, 2010

LIZZ WRIGHT


A cantora e compositora de jazz Elizabeth LaCharla Wright, que adotou o nome artistico Lizz Wright, nasceu no 22 de janeiro de 1980 em Hahira, Georgia. Filha de um pastor batista, Lizz iniciou com seis anos cantando gospel e tocando piano antes dos sermões de seu pai , e se sentiu atraída por jazz e blues ainda criança. No jardim da infância se destacou cantando "Amazing Grace" todos as manhãs, depois da saudação matinal da professora.



Frequentou a Houston County High School, foi participante ativa no coral da escola, e recebeu o National Choral Award. Wright estudou música na Georgia State University, em Atlanta.


O grande e definitivo encontro com jazz deu-se através do programa de rádio da pianista de jazz Marian McPartland, pela National Public Radio - NPR. Sua inspiração é focada na música de Abbey Lincoln, Dianne Reeves e Nina Simone.


O primeiro álbum de Lizz, "Salt", foi lançado em 2003 e chegou ao segundo lugar da Billboard, top jazz contemporâneo em 2004. Em junho de 2005 lançou o CD "Dreaming Wide Awake", onde ele mistura jazz, gospel e pop, atingiu o primeiro lugar em 2005 e 2006.


Lizz Wright e amigas.
http://www.youtube.com/watch?v=9yWOVrwe1Zw

Fonte - Allmusic

1 comment:

Adriano said...

olá! adoro a Lizze e na minha página tem muitos videos dela e pode dizer q é uma das únicas a cantar músicas ao vivo tão bem.... dos três cds lançados ainda ouço mais o primeiro Salt q conheci a Lizz... Se possível faça um post tb sobre a Carol Welsman!!!


www.adrianosaldanha.multiply.com