Tuesday, January 19, 2010

CONGRESSO AMERICANO HOMENAGEIA "KIND OF BLUE"


O álbum de Miles Davis ,”Kind of Blue”, foi homenageado pelo Congresso norte-americano, como um marco contributivo para o jazz, conforme informa a “Associated Press”. O disco comemorou, 50 anos de lançamento, ano passado, sendo reconhecido através de uma votação, que obteve unanimidade.



A moção, “H. Con. Res. 894, foi apresentada pelo Republicano John Conyers (D-Michigan) e registrou a homenagem para “o 50º aniversário da gravação do álbum “Kind of Blue” de Miles Davis e a reafirmação do jazz como um valioso patrimônio nacional.”O grupo fez história na música e mudou a paisagem artística do país e, de algum modo, no mundo”, Conyers declarou. O congressista foi, também, o autor e responsável pela lei, aprovada em 1987, que designou o Jazz como um raro e valioso patrimônio dos Estados Unidos.



Miles Davis tinha a banda composta por John Coltrane e Cannonball Adderley, nos saxofones, Bill Evans e Wynton Kelly no piano, Paul Chambers no baixo e Jimmy Cobb na bateria.“Kind of Blue” foi lançado em 17 de Agosto de 1959 pela “Columbia Records”. É considerado por muitos críticos uma obra-prima. É um dos discos de jazz mais vendidos de todos os tempos, obtendo, em 2008, o certificado quádruplo de platina.



O disco também é considerado como de grande influência, causando grande impacto não só para a comunidade jazzística, mas estendendo-se a outros gêneros como o rock, funk e hip-hop.



Davis faleceu após um derrame cerebral em 1991. Cobb é o único músico , participante da gravação , que sobrevive.O cinquentenário do álbum tem sido largamente comemorado. No Festival de Jazz de Barcelona haverá bandas e programações especiais, com lançamento de produtos comemorativos. Em 2008 houve uma reedição em uma caixa luxuosa.


O 50 aniversário do CD "Kind Of Blue"
http://www.youtube.com/watch?v=pBpLKm8vw4M

Fonte: JazzTimes / Aubrey Everett

No comments: