Sunday, January 24, 2010

GARY BURTON


O vibrafonista Gary Burton, nasceu no 23 de janeiro de 1943, e aprendeu piano antes de passar para o vibrafone. Em 1960 fez sua estréia discográfica tocando com o guitarrista country Hank Garland, depois passou dois anos no Berklee College of Music. Em 1963 tocou com o quinteto do pianista George Shearing. Entre 1964 e 1966 tocou com Stan Getz.


Em 1967, junto com o guitarrista e violonista Larry Coryell, formou um dos primeiros grupos de fusion. Depois tocou e gravou com Carla Bley, Paul Bley, Chick Corea, Mick Goodrick, Steve Swallow, Roy Haynes, Pat Matheny, John Scofield, Ralph Towner, Eberhard Weber, Stéphane Grappelli, Keith Jarett, Michael Brecker, Peter Erskine e outros. Os duos com Corea, em particular, tornaram-se clássicos. A partir de 1971, Burton passou a lecionar na Berklee. Nos anos 80, Burton teve entre seus parceiros musicais Swallow, o pianista Makoto Ozone, o trompetista Tiger Okoshi e o saxtenorista Tommy Smith.


A partir de 1985 teve início a parceria de Burton com o gênio do moderno tango instrumental, Astor Piazzolla. Também é interessante notar a recorrente disposição de Burton em tocar junto com guitarristas e pianistas, combinação instrumental à primeira vista não muito contrastante, uma vez que tanto a guitarra como o piano partilham com o vibrafone a característica de serem instrumentos polifônicos e de som não-sustentado.



Em 1992, Burton gravou o disco Six Pack, com a participação dos guitarristas B. B. King, John Scofield, Jim Hall, Kurt Rosenwinkel, Kevin Eubanks e Ralph Towner. Em 1998 gravou Like Minds, com um conjunto all-star formado por Chick Corea, Pat Matheny ,Dave Holland e Roy Haynes. Em 2000 gravou um tributo a Piazzolla, intitulado Libertango, e em 2001 lançou For Hamp, Red, Bags, and Cal, um tributo aos vibrafonistas Lionel Hampton, Red Norvo, Milt Jackson e Cal Tjader.


Burton é um indiscutível virtuose do vibrafone, um digno sucessor moderno dos grandes mestres Lionel Hampton e Milt Jackson, mas com um estilo totalmente pessoal. Assim como acontece com Jean-Luc Ponty no violino, Burton monopoliza praticamente sozinho a cena de seu instrumento no jazz contemporâneo. Sua notável técnica de tocar usando quatro baquetas lhe permite construir texturas de grande sofisticação. É um músico pesquisador, um educador e um encorajador de novos talentos.

Gary & Chick Corea "Rhumbata"




Fonte 'V. Bezerra.




No comments: