Saturday, January 30, 2010

ARTIE SHAW, O REI DA CLARINETA


O bandleader, compositor e clarinetista Arthur Jacob Arshawsky, conhecido musicalmente como Artie Shaw, nasceu no 30 de janeiro de 1910, em Nova York e aos cinco anos tocava o ukelele, aos doze sagrou-se vencedor em um concurso de calouros. Na adolescencia formou a "Peter Pan Novelty Orchestra", com outros estudantes e aos quinze foi contratado para tocar como saxofonista na bigband de Johnny Cavallaro, onde aprendeu a tocar a clarineta e adotou o nome profissional de Artie Shaw.


No ano seguinte foi contratado para tocar na Orquestra de José Cantor em Cleveland. Conheceu o pianista, Claude Thornill, com quem manteve uma longa e proficua amizade. Foi para Hollywood para incorporar-se como saxofonista na orquesta de Irving Aaronson denominada "The Commanders".


Depois de atropelar uma pessoa com seu carro, perdeu a permissão para tocar voltou para Nova York e passou a frequentar os clubes do Harlem e no "Pods and Jerry", conheceu o pianista, Willie "The Lion" Smith, que depois de ouvir o seu som, o contratou.. En 1932, passou a ser o primeiro saxofonista da orquesta da "Columbia Broadcasting System" regida por Freddy Rich.


Com sua banda "Artie Shaw and his New Music", em 1935, foi contratado para tocar no Hotel Lexington, em substituição ao grupo de Bing Crosby. A grande guinada na sua carreira deu-se após a gravação de "Beguine the Beguine". O éxito foi tamanho que, desafiando o preconceito racial da época contratou como crooner, a maravilhosa Billie Holiday, e com ela gravou "Any Old Time", uma das mais singelas interpretações de "Lady Day".


Entre 1935 y 1939, Artie Shaw, ficou famoso, ganhou publicidade e dinheiro, mas no final da década de 30, adoeceu e se retirou da míusica por uns tempos. No verão de 1940 voltou a gravar com os "Gramercy Fives" voltando a exibir o seu talento jazzistico. Entre as musicas famosas que gravou destaque para a celebre "Frenesí" uma magnifica adaptação do jazz latino e "My Blue Heaven", além do inesquecível e lendário "Bloomy Sunday".


Depois de servir na Marinha voltou para Nova York e formou nova orquestra para qual contratou o trompetista, Roy Eldridge, o guitarrista, Barney Kessel e o sax tenor, Herbie Steward. Com a decadencia das grandes orquestas, Artie Shaw, dissolveu a sua e so voltou em 1949, quando atuou como convidado de honra na "National Symphony Orchestra" no Carnegie Hall.

Entre 1949 e 1952 formou e dissolveu sua orquestra várias vezes e publicou a sua autobiografia entitulada "The Trouble with Cinderella". Em 1955, foi morar em Girona, (Espanha) onde residiu por uma temporada. Artie Shaw, tinha a fama de ser um homem de sangue frio. Casou oito vezes entre suas esposa consta a bela Ava Gardner.



Artie fez a fusão da musica classica com o jazz adicionando cordas nos seus arranjos, fez experiancias com o bebop e formou "chamber jazz groups", grupos de camara em jazz que utilizavam os sons, então emergentes, da musica Afro-cubana.

Artie tinha uma personalidade dificil, e não passou para a história do jazz como inovador.

Artie faleceu em Dezembro de 2004.
A Orquestra de Artie Shaw leva "Begin the Beguine" (78rpm)


No comments: